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A associação de conceitos científicos com questões sociais e políticas ocorreu, em diversos contextos, ao longo da história das sociedades. Em alguns deles, pressupostos sem sustentação racional foram aceitos como verdades científicas, como a crença na determinação genética como base de diferenciação e de classificação entre seres humanos. A alternativa que exemplifica a utilização desse tipo de contexto é a

Conforme Ferreira e Oliveira (2010), a psicologia latino - americana ou a sócio-histórica tem contribuído consideravelmente para a compreensão dos processos geradores de exclusão no Brasil.

Acerca da psicologia social crítica (a terceira vertente), sabe-se que ela é

Segundo Moraes (2009), uma das temáticas discutidas em psicologia refere-se à construção da identidade. Tomando-se a adolescência como um dos períodos demarcadores dessa construção, pode-se afirmar:

Segundo Piaget (PAPALIA,2009), os adolescentes entram no nível mais alto de desenvolvimento cognitivo quando desenvolvem a capacidade de pensar em termos abstratos. Conseguem entender o tempo histórico e o espaço extraterrestre.

A esse estágio Piaget denominou de

“Nesse contexto, Freud se refere aos “mal-estares" da nossa civilização" (l. 63-64)

A alternativa que apresenta o termo em negrito com a mesma função morfossintática do termo assinalado em negrito da oração em destaque é

Cidadãos brasileiros são percebidos pelos poderosos de plantão não como cidadãos, mas como simples massa de manobra, gente para ser enganada a cada eleição. Talvez, por isso, nossos governantes, uma vez no poder, dedicam-se a criar as bases de sua permanência na função obtida, preparando-se para a próxima eleição. Não querem perder as vantagens conquistadas ou voltar a ser apenas parte da Nação. O povo nas ruas pode ser bom, mas substituir a democracia representativa pela direta é inviável numa sociedade complexa. Afinal, não estamos mais na Grécia Antiga, não cabemos todos numa praça. Precisamos, pois, de representantes. Porém, chegou a hora de estes mudarem sua forma de fazer política, criar leis e fazer justiça. Temos que melhorar nossa democracia. (PINSKY, 2014).

Marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

A participação do povo, “nas ruas", ao longo da história da sociedade brasileira, manifestando seus interesses por um país mais justo, mais ético e mais igualitário, pode ser identificada

( ) nas manifestações dos Caras Pintadas, que desempenharam um papel importante no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

( ) na Passeata dos Cem Mil, que protestou contra as Reformas de Base implementadas pelo governo João Goulart.

( ) nas manifestações rurais organizadas pelas Ligas Camponesas, que determinaram o fim do regime ditatorial militar.

( ) nas ondas de protestos pelo Brasil, reclamando contra os gastos com a Copa do Mundo de 2014 e pedindo, também, mais controle sobre a corrupção no país.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A terapia comportamental é uma prática de ajuda psicoterápica baseada na ciência e na filosofia, caracterizada por uma concepção naturalista e determinista do comportamento humano. Skinner (1982) estudou o comportamento operante e descreveu suas leis e características. Essa teoria tem imensa aplicação no tratamento dos problemas humanos. Nesse processo, o terapeuta

Boiko e Zamberlan (2001) consideram que um dos pressupostos da psicologia escolar é o pensamento socioconstrutivista que tem como um de seus principais autores Vygotsky.

Para o construtivismo, deve-se considerar que

Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios universais qualitativamente diferentes (Papalia, 2009). Em cada etapa, o crescimento cognitivo ocorre por meio de três processos inter-relacionados, que são

As síndromes depressivas são, atualmente, reconhecidas como um problema prioritário de saúde pública. Segundo a OMS, a depressão maior unipolar é a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas de saúde. (DALGALARRONDO, 2000).

Conforme a psicopatologia, os quadros depressivos têm como elemento central o humor triste. Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos etc.

Os sintomas afetivos são

Analisando-se a figura destacada, pode-se afirmar:

Muito já se discutiu a respeito da responsabilização no âmbito da adolescência e não se pode negar que o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o próprio Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, instituído formalmente pela Lei n° 12.594/12, já reconheceu o caráter dúplice da medida socioeducativa, de repressão e socioeducação. (SALVAR ECA/Instituto Paulo Freire, 2015).

No Capítulo IV, do ECA (Planalto, 2014), que trata Das Medidas Socioeducativas, Seção I, nas Disposições Gerais, propõe o Art. 112 que, verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:

As Medidas Socioeducativas, incluindo as de meio aberto, foram instituídas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, promulgado na década de 1990, medida que abrange aspectos educacionais e sancionatórios e tem a função de possibilitar aos adolescentes atividades que lhe permitam repensar a vida e criar um novo projeto com autonomia e singularidade. Atualmente, estão regulamentadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), instituído em janeiro de 2012, pela Lei n° 12.594, a fim de regulamentar a execução das medidas destinadas a adolescente autor de ato infracional. (CONSELHO Federal de Psicologia, 2010).

Para situar as ações da Psicologia no contexto das medidas socioeducativas, é importante considerar a abrangência da Lei n° 12.594/2012. Nessa lei, o SINASE configura-se como um subsistema dentro do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que articula e integra os vários sistemas e contempla o atendimento ao adolescente autor de ato infracional, desde o processo de apuração até a aplicação.

Assim, as ações relativas à execução das medidas socioeducativas se situam, a partir da legislação pertinente com os demais subsistemas do SGD, são

Historicamente, a psicologia tem estabelecido uma relação muito próxima ao âmbito educacional. De tempos em tempos, novos saberes e fazeres são tecidos nessa seara. Segundo Souza (2007), os psicólogos vêm ampliando e aperfeiçoando intervenções junto às escolas.

Sobre a psicologia escolar crítica, pode-se afirmar:

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