A questão refere-se ao texto abaixo.
“[...] sem que ele jamais acreditasse dividir comigo o governo de Roma...". Metaforicamente, a palavra em destaque se refere:
Sendo e o valor de B.A será:
Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:
Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
( ) Garantia de padrão de qualidade.
( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.
Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":
“A principal vantagem desta abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, representou o abandono do que era específico da Educação Física, como se o conhecimento do esporte, da dança, da ginástica e dos jogos fosse, em si, inadequado para os alunos." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A qual abordagem se refere o texto acima?
A questão refere-se ao texto abaixo.
“[...] induzi-a a desviar alguma cousa...". A palavra em destaque:
As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,2; 9,1; 7,2; 6,8; 8,6 e 7,2.
A nota média e a nota mediana são respectivamente:
“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Assistimos, desde as últimas décadas do século passado, à ascensão da cultura corporal e esportiva [...] como um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia mundial." (Currículo do Estado de São Paulo: Educação Física). O Currículo do Estado de São Paulo afirma denominar essa “cultura corporal e esportiva" de uma maneira mais ampla. Qual é a outra denominação encontrada no documento?
A questão refere-se ao texto abaixo.
“[...] quando a credulidade não pôde resistir à evidência...". O acento da palavra em destaque:
O trecho a seguir se refere à questão.
O autor usa, para descrever como devem ser os fatos, alguns adjetivos. São eles:
O trecho a seguir se refere à questão.
Das palavras abaixo, qual possui 7 letras e 6 fonemas?
A capacidade, em litros, de uma piscina com volume igual a 86,2 metros cúbicos é igual a:
Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:
I. Necessidade de estabelecer objetivos por semestre.
II. A importância de atribuir aos objetivos gerais prioridade absoluta sobre os objetivos específicos.
III. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.
De acordo com Delia Lerner, assinale quais das alternativas acimas estão corretas:
“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?