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Art. 18-B - Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.

II. Multa.

III. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.

Com base na Lei nº 8.069 de 1990, está incorreto o que se afirma em:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, tendo em conta os três eixos (produzir, apreciar e contextualizar) como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:

I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.

II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.

III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.

Está correto o que se afirma em:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação em arte:

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I. Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.

II. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

III. O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, em nenhuma hipótese.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:

“Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período. Contribuíram para essas influências os estudos de psicologia cognitiva, psicanálise, gestalt, bem como os movimentos filosóficos que embasaram os princípios da __________________". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, p. 24).

Qual é o nome do movimento de renovação do ensino que o texto se refere?

Os conteúdos de Arte estão organizados de maneira que possam ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e seguem os critérios para seleção e ordenação propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte. A apresentação dos conteúdos gerais tem por finalidade encaminhar os conteúdos específicos das linguagens artísticas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que serão definidos nos ciclos correspondentes. Assim, os conteúdos gerais do ensino de Arte são:

I. A arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

II. Produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

III. A arte como expressão tecnicista.

Está incorreto o que se afirma em:

“[...] (400 a. C. – 100 d. C.) A primeira fase, no século IV a. C., está ainda ligada a grandes nomes de mestres da escultura grega: Polyklet, Praxíteles, Lysipp. Entram formas mais elaboradas e suaves, por exemplo na representação do corpo feminino. Entra também um estudo até mais teórico das proporções do corpo humano, estabelecendo um “Kanon"". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, 29).

O autor refere-se a?

Observe as frases abaixo:

I. O professor confia em seus alunos.

II. O povo tinha necessidade de bons políticos.

III. Duvido de suas palavras.

IV. A crença em dias melhores faz a humanidade caminhar.

Temos complemento nominal em:

Indique a alternativa em que o exemplo dado não corresponde à figura de linguagem pedida:

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