Para muitas empresas, o conceito de competências essenciais (core competence) ainda não está claro. Acerca de competências essenciais, assinale a alternativa correta.
Na sociedade atual, entendendo–a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição–chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente
Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque
globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de
Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à
intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de
compreender os conteúdos de ensino de forma global,
mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São
propostas que se baseiam na ideia de integração dos
conhecimentos, que consideram o contexto social, o
mundo fora da escola e a realidade do aluno no
desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/
aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as
habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver
são o fio condutor do método, apresenta as seguintes
fases:
A chave, tanto para a reorganização do conhecimento
escolar em currículo, quanto para o próprio
desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da
aquisição de competências e habilidades na formação do
cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as
competências e habilidades
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital
como forma de ampliação de conhecimento coletivo
dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam
da comunicação digital e a EJA não pode ser
desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar
as tecnologias da informação e da comunicação digital
com jovens e adultos é(são)
De acordo com a Lei nº 10.871/2004, a avaliação de
desempenho individual e a avaliação de desempenho
institucional visam a aferir, respectivamente,
Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os
candidatos são admitidos na organização e se tornam os
novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual
contexto organizacional, não abre mão de integrar e
socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as
assertivas abaixo.
I. Um dos objetivos da socialização é garantir que
comportamentos, práticas e filosofias do novo
integrante da empresa sejam mantidos, respeitandoos
mesmo que esses sejam impróprios e
indesejados no novo contexto.
II. Na socialização, a organização espera que o novo
colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade
de ação para poder seguir os preceitos internos.
III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros
meses na organização, o novo empregado receba
as influências naturais que a empresa exercerá, pois
ela intenciona proporcionar meios de satisfação no
trabalho e, para tanto, é necessário que seja um
processo, pelo menos nesse começo, de “mão
única”; da empresa para o empregado.
IV. O contrato psicológico, que não está presente no
processo de socialização, é um contrato explícito e
formal entre funcionário e empresa, em que ambas
as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir
com as obrigações.
É correto o que se afirma em
Os conflitos são comuns no cotidiano organizacional. Adotar e saber os vários estilos para administrá–los, conhecendo os seus antecedentes e os efeitos, é condição básica para qualquer gestor. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
Observe a tirinha abaixo para responder à questão 97.
A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e expressa, assim, uma crítica à escola que
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de
Leia o trecho abaixo.
“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá–la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá–la, mas refazê–la.” Freire, 1961.
É correto afirmar que, para Freire,
Atualmente, no governo federal, a avaliação de desempenho visa ao monitoramento sistemático e contínuo da atuação individual e institucional do servidor, tendo como referência as metas globais e intermediárias dos órgãos e entidades que compõem o conjunto de carreiras e cargos do Sistema de Pessoal Civil do executivo federal. Os objetivos da avaliação de desempenho são:
A Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico
dos servidores públicos civil da União, das autarquias e
das fundações públicas federais, em seu artigo 5°, Título
II, Capítulo I, Seção I, estabelece que sejam requisitos
básicos para investidura em cargo público:
As organizações não têm como objetivo a improvisação, nem tampouco deixam processos ao acaso. Elas possuem padrões, sistemas, normas, regulamentos, equipamentos e pessoas para transformar matérias–primas em produtos acabados ou em prestação de serviços. Os processos de aplicar pessoas, ou seja, de orientação, desenho organizacional e de cargos e avaliação de desempenho humano sofrem inúmeras variações entre as empresas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.