Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens
subsecutivos.
Algumas preposições da língua portuguesa, como com ou
para, podem ser representadas em LIBRAS por meio de
unidades lexicalizadas ou pelo estabelecimento de relações
espaciais.
Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.
O tradutor-intérprete de LIBRAS que atua em universidade é
responsável por buscar a terminologia específica de cada área
do conhecimento na qual for atuar. Na ausência de sinais
específicos, o tradutor-intérprete tem autonomia para criar
sinais em LIBRAS, que devem ser oficialmente divulgados
para outros grupos.
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata
e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,
funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por
isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e
possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os
diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
A identidade surda é definida pelo déficit auditivo, sendo,
portanto, inerente ao sujeito surdo ou com deficiência auditiva.
A respeito da proposta educacional bilíngue, julgue os seguintes
itens.
O bilinguismo para estudantes surdos ultrapassa a fronteira
linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa dentro e fora
da escola, em uma perspectiva socioantropológica da surdez.
Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do
século passado concluíram que o processo de aquisição da língua
de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à
aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.
Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos
surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).
Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os
itens subsecutivos.
A língua de sinais é efetivamente a primeira língua dos surdos,
devendo as práticas educacionais fundamentadas no
bilinguismo considerarem as especificidades dessa língua nas
estratégias de alfabetização da criança surda.
No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.
A fase de surgimento da deficiência é o que determina a
aplicabilidade das estratégias de comunicação alternativa aos
surdocegos.
Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de
ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da
LIBRAS, julgue os próximos itens.
No transcurso de uma interpretação, o tradutor e intérprete
deve evitar traduzir mensagens que ele considere que estejam
em desacordo com a proposta de vida do público para o qual
está interpretando.
Conforme a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas
as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de
Deficiência, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos
humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e esses
direitos, incluído o de não serem submetidas à discriminação devido
à deficiência, emanam da dignidade e da igualdade inerentes a todo
ser humano. Considerando essas informações, julgue os próximos
itens, relativos à referida convenção.
A convenção prevê que os Estados trabalhem prioritariamente
na prevenção de todas as formas de deficiência passíveis de
prevenir, assim como na detecção e intervenção precoce, no
tratamento, na reabilitação, na educação, na formação
ocupacional e na prestação de serviços completos, para
garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida
às pessoas com deficiência.
Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens
subsequentes.
A LIBRAS é reconhecida como segunda língua oficial do
Brasil.
Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens
subsequentes.
As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços
públicos de assistência à saúde devem garantir tratamento
adequado aos indivíduos com deficiência auditiva.
Julgue os itens seguintes, com base no disposto no
Decreto n.º 5.626/2005
Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva,
compreende e interage com o mundo por meio de experiências
visuais, principalmente por meio da LIBRAS.
À luz do Decreto n.º 7.611/2011, que dispõe sobre a educação
especial e o atendimento educacional especializado (AEE), julgue
os seguintes itens.
Um dos objetivos do AEE é garantir serviços de apoio
especializados de acordo com as necessidades individuais dos
estudantes.
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais
(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.
Sendo a configuração de mão o principal elemento de
composição do sinal, considerado a unidade lexical nas línguas
de sinais, é correto afirmar que, em LIBRAS, não existe
unidade lexical sinalizada sem configuração de mão.
Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em
língua portuguesa, julgue os seguintes itens.
Tanto a ordem dos sinais quanto as expressões faciais auxiliam
na marcação de frases interrogativas e negativas em LIBRAS.
Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens
subsecutivos.
Havendo necessidade de se traduzir, para LIBRAS, um
texto rico em idiomatismos da língua portuguesa e
expressões metafóricas não lexicalizadas em LIBRAS,
o tradutor-intérprete deve lançar mão da tradução literal, ainda
que haja perda em relação ao significado original do texto.