A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens
que se seguem.
A contratação de profissionais graduados em jornalismo como
assessores de imprensa representa condição vantajosa para a
garantia de espaços nos veículos de comunicação junto aos
pares de formação — repórteres, redatores e editores —, dada
a utilização excessiva de releases, press–kits e coletivas.
As pesquisas de satisfação têm sido bastante utilizadas no
Brasil na última década, especialmente nas empresas privatizadas
prestadoras de serviços públicos, fornecendo elementos para
tomadas de decisões de gestão, além de especificamente determinar
indicadores básicos, como preços, subsídios e financiamentos.
IBOPE. O papel das pesquisas de opinião na administração
pública brasileira. 2006, p. 13 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes
acerca de pesquisas de satisfação.
As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um
quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou
concessionária, não apresentam dados específicos de
percepção acerca da imagem da administração, importantes
para compor um plano estratégico de comunicação.
Acerca da comunicação interna, julgue os itens que se seguem.
Sendo a área de comunicação interna responsável por propiciar
veículos e ferramentas que facilitem o diálogo entre todas as
áreas da organização para o cumprimento de suas finalidades
estratégicas, é necessário integrar planejamento e política de
comunicação, bem como envolver nesse processo as demais
áreas de comunicação da organização.
A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens.
A abrangência da comunicação pública não impede sua
cotidiana delimitação às áreas de atuação profissional típicas
desse âmbito, como assessoria de imprensa, relações públicas,
publicidade e marketing; assim, para a garantia da coerência
do discurso institucional e a correta informação do cidadão, é
fundamental que os processos de comunicação pública sejam
realizados pelas áreas especialistas.
A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens.
Uma feira ou festival que dure vários dias, ainda que seguidos,
não se caracteriza como evento, pois não atende ao requisito de
concentração em um único espaço de tempo.
Com relação aos softwares Photoshop CC, Gimp 2.8, Edius Pro 7
e Encore CS6, julgue os itens subsecutivos.
O novo recurso denominado Bloquear Pixels, disponível no
Gimp 2.8, evita que usuários não autenticados alterem uma
imagem já trabalhada.
Com relação a produção gráfica, processos de impressão, papel, tipos, dimensionamento e aproveitamento (corte), julgue os itens seguintes.
O offset digital é um processo eletrográfico em que a entrada dos dados digitais ocorre do computador para a chapa da impressora.
A respeito da tabela de temporalidade de documentos, julgue os
itens subsecutivos.
Os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade se
aplicam a todos os suportes documentais.
A respeito da tabela de temporalidade de documentos, julgue os
itens subsecutivos.
O princípio da pertinência é a base da configuração da tabela
de temporalidade.
Julgue os próximos itens, relativos à digitalização de documentos de arquivo.
A digitalização de documentos de arquivo é dirigida ao acesso, à difusão e à preservação do acervo documental.
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se
seguem.
Recompensar o desempenho individual e estimular a
competição interna em uma equipe são alternativas de gestão
para que se aumente a eficácia e o nível de desempenho das
equipes nas organizações.
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
A indústria cultural se desenvolveu com vistas a aprimorar e melhor aproveitar as capacidades intelectuais do cidadão da sociedade industrial, provendo-lhe entretenimento e informação apropriados à velocidade da vida moderna.
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
Por deterem instrumentos, métodos, áreas de atuação e públicos diversos, as atividades de relações públicas e de comunicação organizacional são díspares, cada qual buscando atingir seus objetivos e públicos de forma própria e independente.
O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público–alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing. Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).
Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos
itens.
O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.
Acerca do tratamento digital de imagens, concepção e produção de vinhetas, softwares de modelagem e animação em 3D, julgue os itens subsequentes.
A produção de uma vinheta pode ser realizada por meio de diversas linguagens, sendo a computação gráfica, atualmente, a linguagem predominantemente utilizada.