Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
O positivismo, como escola filosófica, derivou do chamado cientificismo que, por sua vez, se caracteriza pela
Para Max Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade, já que
A partir do estudo sistemático das diversas manifestações
particulares, o cientista pode construir um modelo acentuando
aquilo que lhe pareça característico em tais manifestações,
utilizando esse modelo como instrumento de
análise sociológica.
A esse modelo Weber denominou
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo,
mestre de corporação e companheiro, numa palavra,
opressores e oprimidos, em constante oposição,
têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora
disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por
uma transformação revolucionária, da sociedade inteira,
ou pela destruição das duas classes em luta.
Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
Na perspectiva da teoria marxista, pela análise do texto
acima, conclui-se que
[...] é possível acompanhar, ao longo de nossa história,
o predomínio constante das vontades particulares que
encontram seu ambiente próprio em círculos fechados
e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre
esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele
que se exprimiu com mais força e desenvolveu em
nossa sociedade [...]. Onde os laços de sangue e de
coração [...] forneceram o modelo obrigatório de qualquer
composição entre nós.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil.
São Paulo: Companhia da Letras, 1995 p. 146
Sérgio Buarque utiliza os conceitos weberianos para analisar
o Estado brasileiro.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I - O Estado brasileiro se enquadra no modelo estatal
elaborado pelo sociólogo alemão, pois, segundo Weber,
o Estado moderno caracteriza-se pelas relações
impessoais nas quais predomina o particular sobre o
coletivo.
II - No Brasil, as grandes famílias patriarcais comandaram
a política e a economia do país, pois é comum
levar a organização estatal para a esfera da afetividade.
III - Para o funcionário patrimonial, a gestão política
apresenta-se como assunto de interesse particular,
os benefícios que lhe são conferidos relacionam-se
aos seus direitos pessoais.
É correto o que se afirma em
Mary Douglas e Baron Isherwood propuseram que se
compreendesse o consumo como algo ativo, constante e
que desempenha um papel central como estruturador de
valores em nosso cotidiano.
PORQUE
Os bens de consumo são investidos de valores socialmente
utilizados para expressar categorias e princípios,
cultivar ideais, fixar e sustentar estilos de vida, enfrentar
mudanças ou criar permanências.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu
equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia
nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe
afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado
um lugar para morar no alojamento de algum
homem branco - negociante ou missionário - você
nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente
seu trabalho etnográfico.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífi co Ocidental.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978 p. 19
Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais
lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa.
O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação
participante” denomina-se
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
O amadurecimento do pensamento científico e o interesse
pela vida material do homem, aliados às diversas condições
históricas, acabaram por exigir uma análise da vida social
em sua especificidade e concretude, culminando na
formulação do pensamento social em bases científicas.
Dentre os principais autores preocupados em estabelecer
uma ciência da sociedade estão:
A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas,
sobre as gerações que não se encontrem ainda
preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar
e desenvolver, na criança, certo número de estados
físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade
política, no seu conjunto, e pelo meio especial a
que a criança, particularmente, se destine.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo:
Melhoramentos, 1978, p. 41
Estão de acordo com o pensamento de Durkheim
EXCETO a ideia de que a Educação
Para Max Weber, por mais individual que seja o sentido
de uma ação, o fato de agir levando em conta o outro dá
a toda ação humana um caráter social.
PORQUE
Cada sujeito, segundo Weber, age levado por um motivo
que é dado por interesses racionais, individuais ou pela
emotividade, produzindo o sentido da ação social.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que