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Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

O princípio do desenvolvimento sustentável é o da utiliza- ção adequada dos recursos disponíveis de forma a atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras na satisfação de suas necessidades. Para viabilizar esse princípio, fazem-se necessárias a cooperação de todos os setores da sociedade — governos, empresários, sociedade civil — e a difusão da consciência ambiental com a capacidade de influenciar a opinião pública em várias escalas. Sem dúvida, há uma dificuldade de compatibilizar o modelo de desenvolvimento tecnológico moderno com o desenvolvimento sustentável. Além dos interesses do capital associados ao consumo desenfreado, há impasses representados pelas políticas nacionais que dificultam o equacionamento da questão. Para o sucesso dessa empreitada, com base na leitura acima, é necessário que os grupos sociais representados por associações de caráter ambientalista tenham autonomia, de forma ampla e abrangente, em relação

Um professor utilizou, em sala de aula, a foto e o texto

abaixo.


Um dia, alguns pesquisadores em plena atividade de

campo pediram pouso em uma fazendola comunitária,

perdida em um remoto lugar do interior baiano. E a

resposta veio rápida e sincera, por parte da dona da

casa: “Eu vou-lhes dar abrigo, porque também tenho

filho no mundo."

AB'SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil.

São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

Nessa aula, o professor desejava trabalhar a relação natureza-sociedade

no domínio

Pautada nos níveis tecnológicos de produção e nos correspondentes níveis de qualificação da força de trabalho, a Nova Divisão Territorial/Internacional do Trabalho permite distinguir recortes espaciais distintos em sua especialização: espaços que detêm o domínio do capital financeiro e dos investimentos da produção; espaços com certa independência financeira que apresentam níveis intermediários de tecnologia e espaços com grande dependência do capital financeiro com baixo nível de tecnologia. Há, no entanto, outras combinações possíveis. Nesse sentido, o Brasil é um exemplo porque há a conjugação de alta dependência do capital financeiro e níveis tecnológicos que incorporam tanto a dependência de mão de obra extremamente barata (às vezes, escrava) até a presença de níveis expressivos de sofisticação. Essa alta dependência do Brasil, mencionada no texto acima, é marcada, de forma mais expressiva por

Um importante marco histórico do processo de globalização é representado pelo ciclo de crescimento econômico do pós-guerra, acompanhado por novas bases tecnológicas que deram impulso, por exemplo, à indústria automobilística em alguns países. Dessa forma, esse marco histórico do processo da globalização está associado, de forma mais explícita, ao seguinte fator:

Sobre a pobreza africana, considere o texto a seguir. [...] uma linha de interpretação do fenômeno sugere que as economias africanas encontram-se presas a uma “armadilha da pobreza” formada pelas teias entrelaçadas da baixa produtividade agrícola e das moléstias típicas dos climas quentes. [...] Essa teoria sobre a pobreza africana também leva em conta as limitações ao comércio internacional geradas pela ausência de saídas marítimas e pelas distâncias entre as áreas de produção e os portos exportadores. MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo. São Paulo: Atual, p.303. 2008. Ainda que não se possa negar que a pobreza africana tem suas origens na herança colonial, por conta das estruturas políticas e econômicas criadas pelas potências europeias, a combinação de todas as teorias leva a entender que o principal fator explicativo para a situação é o(a)


Para acrescentar US$ 1 ao PIB de Santiago, é necessário investir 60% mais recursos do que para gerar US$ 1 em

Helsinque, na Finlândia.

Revista Época. São Paulo: Globo, n. 697, p. 32, 26 set. 2011.

Uma afirmação conclusiva para análise dos gráficos que inclua uma razão para a situação retratada no texto é a seguinte:

Associe os países aos acontecimentos relacionados com as recentes revoltas no mundo árabe.


As associações corretas são:

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Geografia fazem referência ao conceito de espaço concebido por Milton Santos: “conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistema de ações que procura revelar as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, lutam, sonham, vivem e fazem a vida caminhar.” São exemplos de sistemas de objetos e sistemas de ações, respectivamente,

Alguns geógrafos consideram que regionalizar não significa simplesmente dividir o espaço em frações, mas sim reconhecer processos cada vez mais complexos, que recompõem o espaço de forma diferenciada. Nesse sentido, deve-se reconhecer que a regionalização deve priorizar a perspectiva de uma

O renomado geógrafo Milton Santos considerou lícito propor,

a partir de algumas premissas, uma divisão regional

baseada, simultaneamente, numa atualidade marcada

pela difusão do meio técnico-científico-informacional e

pelas heranças do passado.

A partir daí, considere as informações do quadro abaixo a

respeito de um determinado recorte espacial.


O conjunto de informações do quadro refere-se à região

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