Pochmann (2004) identifica que na fundamentação das estruturas do Estado de Bem-Estar Social estiveram presentes, ao menos, três condicionantes estruturais, que são:
Para Boschetti (2009), mais importante do que conhecer e dominar técnicas e instrumentos é se dedicar na análise das políticas sociais para compreender o que determina seu resultado. Com isso, a autora defende que em toda e qualquer avaliação de políticas sociais (programas e projetos), é essencial apreender e se situar quanto:
No Brasil, os estudos sobre as políticas sociais evidenciam que a família tem sido privilegiada como foco de intervenção. Com isto, na interlocução dessas políticas há a centralidade do seguinte ator:
Nas décadas de 70 e 80, ganha espaço e força na agenda de distintos segmentos da sociedade mundial o debate em torno do meio ambiente. De acordo com SILVA (2010), nas diversas correntes interpretativas há em comum a aceitação e o reconhecimento da questão ambiental enquanto um fenômeno originado da seguinte forma:
Ao analisar a ação de assessoria e consultoria no âmbito do Serviço Social, Matos (2010) afirma que o assistente social deve ser capaz de apresentar de modo claro suas considerações e propostas e ser:
Ao analisar o SUAS, Raichelis (2010) infere que as definições da NOB-RH/SUAS e as constituições das equipes de referência dos CRAS e os CREAS resultaram no seguinte processo:
Com base em amplo estudo, Behring (2009) recupera análises que identificam que, desde os anos 90, há em curso a conformação de um Estado mínimo para os trabalhadores e máximo para o capital. Este é um processo que decorre da seguinte tendência do Estado:
O Decreto 4.281/2002, que regulamenta a Política Nacional de Educação Ambiental, estabelece que na inclusão do tema educação ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino, deve-se observar:
Teixeira (2009) identifica que a formulação de políticas sociais, em seu processo de planejamento, gestão e elaboração de sua formatação e execução, deve conter o processamento teórico, político e ético das demandas sociais. De acordo com a autora, esta ação cabe:
Balizados pelo princípio do direito à saúde no trabalho como um direito fundamental de cidadania, Oliveira e Fadel Vasconcelos (2000) afirmam que, no Brasil, o ideário da área de Saúde do Trabalhador foi mais bem definido e consolidado no início dos anos:
Desde 2003, com a criação do Ministério das Cidades, a política de desenvolvimento urbano foi tomada pelo governo federal como questão estratégica. Baseado em vasto estudo, Nascimento (2010) verifica que, nas políticas públicas, especialistas de áreas específicas passaram a integrar agendas coletivas e compartilhar objetivos comuns, que articulam saberes técnicos por meio do seguinte fator:
No contexto do Welfare State, Behring (2010) afirma que o elemento que determina a justaposição contraditória entre previdência e assistência social é:
Ao longo dos anos de 1980 foram recuperadas as bases do Estado Federativo no Brasil. Arretche (2002) verificou que posteriormente, nos anos 90, particularmente na área das políticas sociais, o governo implementou uma agenda de reformas cujo objetivo era:
A Lei 8.742/93 define que a assistência social tem como um dos seus objetivos:
A Lei 9.795/99 define como um dos objetivos fundamentais da educação ambiental: