Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
Infere-se do texto que Anísio Teixeira era um pensador que desvalorizava o aprendizado de conteúdos, tendo ressaltado, em seu trabalho na educação, a proeminência da prática no processo de ensino-aprendizagem.
Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
No texto, é apresentada a tese de que é possível aprender com experiências bem-sucedidas de gestão educacional.
Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
Entre as vantagens do funcionamento escolar em tempo integral atestadas pela autora do texto em sua observação das escolas de ensino médio em Pernambuco, estão o fortalecimento dos governos locais e a valorização da carreira docente.
Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
No segundo parágrafo, o sujeito da oração “trouxe evidências” é “uma política pública de visível efeito”.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue o item que se segue.
É dever do Estado a garantia de educação básica obrigatória e gratuita para todos os cidadãos, quer estejam na idade própria, isto é, dos quatro aos dezoito anos de idade, quer estejam fora dessa faixa etária.
Considerando as disposições do Estatuto do Servidor Público do Estado de Pernambuco, julgue o item subsequente.
Ao funcionário público é proibido exercer comércio ou participar de sociedade comercial, ainda que na condição de acionista, cotista ou comanditário.
Acerca da investidura em cargo público, julgue o item seguinte.
Denomina-se readaptação a investidura do servidor público em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que ele tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica
Em relação aos poderes administrativos, julgue o item que se segue.
O poder discricionário do administrador público é limitado pela lei e pelos princípios da administração pública, em especial os da proporcionalidade e da razoabilidade.
Com relação às ferramentas disponíveis na plataforma Google Sala de Aula, julgue o item a seguir.
Para checar potenciais plágios ou encontrar fontes bibliográficas utilizadas em trabalhos de alunos, pode-se utilizar a ferramenta Relatórios de originalidade.
Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
No MS Word, é possível inserir um link que direcione o usuário para um documento na Internet; nesse caso, o link permanecerá ativo mesmo se o arquivo for salvo em formato PDF
Com base nas leis de Kepler, julgue o item seguinte.
A segunda lei de Kepler estabelece que a reta que une o Sol a um planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.
Para qualquer ponto do percurso no intervalo de A a C, a soma das energias cinética e potencial é constante.
A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.
Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.
Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.
O volume total do objeto cúbico é igual a 11,04 L.
Julgue os itens a seguir com base no diagrama P x V para o ciclo de Carnot, ilustrado anteriormente, considerando o caso em que as temperaturas quentes e frias são TA = 127 ℃ e TB = 27 ℃, respectivamente.
No ciclo em tela, ocorrem quatro transformações à temperatura constante.
Considerando que cargas elétricas superficiais, de sinais opostos, estejam distribuídas uniformemente em duas placas condutoras planas, paralelas e de dimensões muito grandes (teoricamente tendendo ao infinito), julgue o item a seguir, a respeito dessa situação.
O potencial elétrico entre as placas é constante.