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Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto I e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.

( ) O primeiro sujeito do texto é elíptico, mas determinado pela desinência número-pessoal do verbo.

( ) O pronome oblíquo presente no primeiro parágrafo do texto retoma o nome pessoa.

( ) A primeira oração do segundo parágrafo do texto expressa uma circunstância de tempo à declaração posterior de que “frituras, hambúrgueres, salgadinhos, balas, doces e refrigerantes costumam fazer parte do cardápio da maioria dos alunos" (linhas 4 e 5).

( ) O primeiro numeral presente no texto expressa ideia de percentagem, enquanto o segundo expressa a idade das crianças com excesso de peso.

( ) Excesso de peso (linha 9) e obesidade (linha 9), de acordo com o contexto do texto, estabelecem, entre si, uma relação de sinonímia.

( ) A palavra corrente (linha 11) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, pelo adjetivo temporária.

Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.

I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.

II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.

III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.

IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.

V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.

Está (estão) correta(s):

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
A.(   ) a, à, necessária, à, essa
B.(   ) à, a, necessário, a, esta
C.(   ) a, à, necessário, à, esta
D.(   ) à, à, necessário, à, essa

Analise as seguintes afirmações:

I. A formação de hábitos alimentares saudáveis deve começar na escola, desde os primeiros contatos da criança com o ambiente escolar, considerando que cabe às escolas, além da educação formal, colaborar para que as crianças tenham uma alimentação saudável e produtiva.

II. Frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes, entre outros, contribuem para o excesso de gorduras e açúcares nas crianças, podendo inibir a ação das proteínas que controlam o apetite e a saciedade.

III. A proibição de venda nas cantinas escolares de doces, frituras e refrigerantes é a principal medida a ser tomada por uma escola no sentido de conscientizar as crianças para o consumo moderado desses itens e para uma alimentação mais saudável.

De acordo com o texto:

Use as letras C e E para indicar se os itens acerca do fragmento do texto abaixo estão certos ou errados. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras de baixo para cima.

Alguns pesquisadores da área dizem que, educando as crianças sobre alimentação saudável nas escolas, elas podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".

( ) Retirando a desinência de plural da palavra crianças, com exceção do termo inicial Alguns pesquisadores, todas as demais palavras que estiverem no plural deverão passar para o singular, a fim de estabelecer a relação de concordância entre os termos.

( ) A oração entre vírgulas estabelece uma condição para a ação final descrita no fragmento, de que as crianças “podem se tornar mediadoras de mudanças alimentares saudáveis na sua própria casa".

( ) As palavras área, saudáveis e própria recebem acento gráfico em atenção à mesma regra.

( ) Os termos nas escolas e na sua própria casa atuam como adjuntos adverbiais, expressando uma circunstância de lugar às ações descritas.

( ) A palavra mediadoras, de acordo como o contexto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelos adjetivos intérpretes e conciliadoras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.

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