Em português, a acentuação gráfica é regida por certas convenções, que podem sofrer alterações de tempos em tempos. Assinale a alternativa na qual todas as palavras devem ser acentuadas, de acordo com as normas vigentes na atualidade.
Para compreender adequadamente a mensagem do Texto 2, o leitor deve perceber que, no texto, o sentido de “fogo” aproxima-se do sentido de
Assinale a alternativa na qual o sinal indicativo da crase foi CORRETAMENTE empregado.
Sobre o significado de alguns termos e expressões empregados no Texto 1, analise as afirmações a seguir.
I. Com a expressão “de forma até deslavada" (1º parágrafo), o autor quis expressar a ideia de que o emprego do vocábulo herói acontecia “descaradamente", “inescrupulosamente".
II. A afirmação de que “a mídia, com o tempo, acabou deturpando essa palavra" (1º parágrafo) tem o mesmo sentido de: “a mídia, com o tempo, acabou supervalorizando essa palavra".
III. O autor afirma que o goleiro Marcelo Gohe “disse, com os pés no chão" (1º parágrafo). O autor quis dizer que o goleiro “disse, em posição ereta, com atitude desafiadora".
IV. A expressão “caras parrudos" (3º parágrafo) equivale semanticamente a “homens fortes", “homens corpulentos".
O Texto 3, pelo seu conteúdo e formato, pode integrar o seguinte tipo de correspondência oficial:
Para compreender um texto, é fundamental a identificação adequada dos seus nexos coesivos. No Texto 1, para estabelecer relação entre a palavra “Tricolor" (1º parágrafo) e o clube de futebol gaúcho Grêmio, o leitor se orienta pelo seguinte trecho:
Considere o modo como o Texto 3 se organiza em seus aspectos discursivos e formais, e analise as afirmativas a seguir. I. O último parágrafo constitui a parte conclusiva: é o parágrafo em que se justificam e sintetizam os processos, e também a parte em que se determinam os encaminhamentos. II. O teor instrucional está bem marcado em formas verbais como “fica (...) interditado” e “devendo (...) perdurar”, as quais delimitam ações concretas. III. Indícios como, por exemplo, as referências à legislação indicam que as ações ajuizadas pelo Texto 3 emanam, de fato, de uma autoridade pública competente, e suas determinações têm, portanto, caráter obrigatório. IV. Fica evidente que o Texto 3 tem como interlocutores exclusivos os praças que compõem as tropas do Corpo de Bombeiros. Estão CORRETAS, apenas:
Ao colocar em discussão a palavra “herói", o autor do Texto 1 tem por propósito principal, em relação a essa palavra,
No que se refere às normas da concordância nominal e verbal, analise as afirmações a seguir.
I. No trecho: "As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo." (1º parágrafo), a forma verbal destacada indica que a concordância foi feita com o pronome "nós". Se fosse feita com a expressão "a gente", o verbo deveria ficar no singular ("passa").
II. No trecho: "São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas." (1º parágrafo), o plural da palavra destacada indica que ela está qualificando ambos os termos que a antecedem: "mesmice" e "dureza".
III. No trecho: "A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura." (6º parágrafo), a forma verbal no plural indica que o sujeito é composto.
IV. No trecho: "No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira." (6º parágrafo), o termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo "piruá", que está implícito no enunciado.
Estão CORRETAS:
O Texto 4 está organizado em torno de um tópico (ou assunto) principal, que aparece marcado com algum recurso, para chamar a atenção do leitor. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o tópico principal e o recurso que foi utilizado para destacá-lo.