Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em português, a acentuação gráfica é regida por certas convenções, que podem sofrer alterações de tempos em tempos. Assinale a alternativa na qual todas as palavras devem ser acentuadas, de acordo com as normas vigentes na atualidade.

Para compreender adequadamente a mensagem do Texto 2, o leitor deve perceber que, no texto, o sentido de “fogo” aproxima-se do sentido de

Assinale a alternativa na qual o sinal indicativo da crase foi CORRETAMENTE empregado.

Sobre o significado de alguns termos e expressões empregados no Texto 1, analise as afirmações a seguir.

I. Com a expressão “de forma até deslavada" (1º parágrafo), o autor quis expressar a ideia de que o emprego do vocábulo herói acontecia “descaradamente", “inescrupulosamente".

II. A afirmação de que “a mídia, com o tempo, acabou deturpando essa palavra" (1º parágrafo) tem o mesmo sentido de: “a mídia, com o tempo, acabou supervalorizando essa palavra".

III. O autor afirma que o goleiro Marcelo Gohe “disse, com os pés no chão" (1º parágrafo). O autor quis dizer que o goleiro “disse, em posição ereta, com atitude desafiadora".

IV. A expressão “caras parrudos" (3º parágrafo) equivale semanticamente a “homens fortes", “homens corpulentos".

A mensagem principal do Texto 2 está adequadamente sintetizada em

O Texto 3, pelo seu conteúdo e formato, pode integrar o seguinte tipo de correspondência oficial:

Para compreender um texto, é fundamental a identificação adequada dos seus nexos coesivos. No Texto 1, para estabelecer relação entre a palavra “Tricolor" (1º parágrafo) e o clube de futebol gaúcho Grêmio, o leitor se orienta pelo seguinte trecho:

Considere o modo como o Texto 3 se organiza em seus aspectos discursivos e formais, e analise as afirmativas a seguir. I. O último parágrafo constitui a parte conclusiva: é o parágrafo em que se justificam e sintetizam os processos, e também a parte em que se determinam os encaminhamentos. II. O teor instrucional está bem marcado em formas verbais como “fica (...) interditado” e “devendo (...) perdurar”, as quais delimitam ações concretas. III. Indícios como, por exemplo, as referências à legislação indicam que as ações ajuizadas pelo Texto 3 emanam, de fato, de uma autoridade pública competente, e suas determinações têm, portanto, caráter obrigatório. IV. Fica evidente que o Texto 3 tem como interlocutores exclusivos os praças que compõem as tropas do Corpo de Bombeiros. Estão CORRETAS, apenas:

Ao colocar em discussão a palavra “herói", o autor do Texto 1 tem por propósito principal, em relação a essa palavra,

No que se refere às normas da concordância nominal e verbal, analise as afirmações a seguir.

I. No trecho: "As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo." (1º parágrafo), a forma verbal destacada indica que a concordância foi feita com o pronome "nós". Se fosse feita com a expressão "a gente", o verbo deveria ficar no singular ("passa").

II. No trecho: "São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas." (1º parágrafo), o plural da palavra destacada indica que ela está qualificando ambos os termos que a antecedem: "mesmice" e "dureza".

III. No trecho: "A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura." (6º parágrafo), a forma verbal no plural indica que o sujeito é composto.

IV. No trecho: "No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira." (6º parágrafo), o termo destacado está na forma singular e masculina porque modifica o termo "piruá", que está implícito no enunciado.

Estão CORRETAS:

O Texto 4 está organizado em torno de um tópico (ou assunto) principal, que aparece marcado com algum recurso, para chamar a atenção do leitor. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o tópico principal e o recurso que foi utilizado para destacá-lo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282