No que diz respeito a concepções e formas do planejamento educacional, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Marque a sequência correta
No Brasil, o Plano Nacional de Educação tem como pressuposto a defesa de uma política educacional participativa. Considerando esse pressuposto, analise as afirmativas.
I - O profissional da educação deve estar engajado na tomada de decisão, independentemente do nível em que atua nos sistemas de ensino.
II - A ação educativa enquanto prática social está impregnada de política.
III - A prática docente se restringe à transmissão do conteúdo definido pela escola, ficando a discussão das intencionalidades sob a responsabilidade dos gestores.
IV - A finalidade da educação está desvinculada do contexto sócio-econômico-cultural dos sistemas de ensino.
Está correto o que se afirma em
Na perspectiva do planejamento participativo (GANDIN, 1995; GANDIN E CARRILHO CRUZ, 1996; VASCONCELLOS, 1999), toda instituição educativa deve ter seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e o plano de ensino do instrutor ou professor deve articular-se com o projeto educativo da instituição em que atua. Sobre o ponto específico de articulação do plano de trabalho desses profissionais com o PPP, assinale a afirmativa correta.
De acordo com Gandin (1995), na história da educação brasileira o planejamento educacional tem algumas funcionalidades. Numere as funcionalidades do planejamento educacional à direita de acordo com a denominação de cada uma à esquerda.
Marque a sequência correta
A relação estabelecida entre escola e sociedade está implicada na concepção que se tem de Estado. No que diz respeito a diferenças teóricas concernentes a essa concepção, para o materialismo histórico dialético, o Estado
Considerando o dever do Estado brasileiro para com a educação obrigatória, assinale a afirmativa correta.
O planejamento tem sido uma ferramenta relevante na construção do Projeto Político Pedagógico em instituições educacionais. Sobre o planejamento participativo, marque a afirmativa INCORRETA.
Profissionais do órgão executivo de trânsito, responsáveis pela Educação para o Trânsito, elaboraram um projeto a ser realizado em instituições escolares e não escolares fundamentado no conceito de aprendizagem significativa de Ausubel e em uma abordagem vygotskyana do desenvolvimento humano. Considerando essa fundamentação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ensino e a aprendizagem são garantidos por meio de atividades de estímulos, respostas e reforços.
( ) A tecnologia educacional utilizada possibilita o desenvolvimento de esquemas de assimilação e internalização de instrumentos e signos.
( ) Os objetivos estão voltados para significados compartilhados e integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações.
( ) Na avaliação da aprendizagem, o acompanhamento da internalização de signos desconsidera os significados socialmente compartilhados.
( ) O conhecimento prévio e relevante dos educandos é previsto na proposição de atividades de incorporação, compreensão e fixação dos novos conhecimentos.
Assinale a sequência correta.
Considerando a epistemologia interacionista como fundamento do desenvolvimento humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A categoria fundamental é a interpretação.
( ) Chama a atenção para o caráter conflitivo, dinâmico e histórico da realidade, do mundo.
( ) A educação é tida como uma prática nas transformações sociais e políticas.
( ) O professor renuncia àquilo que seria a característica fundamental da sua ação: a intervenção no processo de aprendizagem do aluno.
Assinale a sequência correta.
Sobre a Gestão da Educação para o Trânsito em instituições escolares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É inviável ser promovida na pré-escola em virtude da tenra idade dos infantes.
( ) Remete sua importância ao caráter sistemático e processual da Educação para o Trânsito.
( ) Torna-se indispensável pela responsabilidade institucional com a formação e não meramente com a instrução das novas gerações.
( ) Precisa enxergar e atender a realidade de cada escola à revelia do Código de Trânsito Brasileiro.
Assinale sequência correta.
Os jogos educativos computadorizados têm-se mostrado como importante ferramenta multimídia para a utilização da informática na Educação para o Trânsito. Assinale a alternativa que apresenta unicamente vantagens dessa ferramenta para a qualidade da educação.
No que diz respeito à inclusão digital na sociedade contemporânea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Engloba a democratização da informação e da tecnologia, o letramento digital e a produção de conhecimento.
( ) Implica atividades de interação em que as pessoas passem a ter oportunidades de desenvolver posturas ativas e participativas na sociedade.
( ) Prioriza a questão do acesso e consumo em detrimento da produção de informação em websites, blogs, boletins digitais e e-mails.
( ) Prescinde da disseminação do software livre, da produção de comunicação comunitária e da capacitação profissional.
Assinale a sequência correta.
Na história da Educação no Brasil, há registro da criação dos Centros Populares de Cultura na primeira metade da década de 1960. Sobre estes Centros, é correto afirmar:
A gestão da educação abrange os sistemas de ensino e a escola. [...] A democratização dos processos de gestão da escola, estabelecida na Constituição Nacional, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9.394/96) e no Plano Nacional de Educação, acentua a necessidade da ação coletiva compartilhada. A descentralização dos processos de organização e tomada de decisões em educação e a consequente construção da autonomia da escola demandam o desenvolvimento de espírito de equipe e noção de gestão compartilhada nas instituições de ensino, em todos os níveis.
(LÜCK, H. Gestão educacional – uma questão paradigmática. 4ª Ed. Campinas, SP, Vozes, 2008 (Série Cadernos de Gestão).)
À luz da concepção de democratização dos processos de Gestão no texto acima, marque a afirmativa correta.
Existem diferentes concepções de mundo, de sujeito do e no mundo, bem como de seu agir no mundo, configurando modelos epistemológicos (BECKER, 1994).
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na epistemologia empirista, assinale a afirmativa INCORRETA.