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Em um dos seus princípios, o COBIT 5 afirma que as organizações existem para criar valor para suas partes interessadas. Consequentemente, qualquer organização terá a criação de valor como um objetivo da governança.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três objetivos para a criação de valor, de acordo com o COBIT 5:

Em relação ao Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management - BPM), analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras ou falsas :

( ) A fase de desenho de processos envolve a criação do modelo futuro dos processos de negócio ("TO-BE") com a concepção de novos processos e a especificação de como esses funcionarão.

( ) Em BPMN, as raias que dividem um modelo em várias linhas paralelas representam um papel desempenhado por um ator na realização do trabalho.

( ) Na fase de análise de processos é realizado o levantamento e análise dos sistemas legados da organização, considerando o atendimento dos objetivos para os quais foram desenvolvidos.

( ) Diagramas da Unified Modeling Language (UML) podem ser utilizados para modelar processos de negócio da organização.

( ) O modelo SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs, Customers) é uma abordagem para documentação de processos que utiliza um padrão de notação similar ao BPMN.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Analise as proposições abaixo, em relação aos processos da ITIL v3:

I. Gerenciamento do Nível de Serviço visa monitorar e divulgar os níveis de serviço em relação aos fornecedores, os níveis operacionais em relação aos clientes e usuários, e de contratos de apoio com terceirizados.

II. Gerenciamento de Capacidade visa assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto.

III. Gerenciamento do Catálogo de Serviços visa garantir uma fonte única de informações consistentes e atualizadas sobre os serviços que estão operacionais e sobre aqueles que estão sendo preparados para entrar em operação.

IV. Gerenciamento de Disponibilidade visa assegurar que todos os recursos técnicos e serviços de TI necessários possam ser recuperados dentro de um tempo preestabelecido.

Assinale a alternativa CORRETA:

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