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Segundo Castellani Filho (1998), as abordagens acerca da educação física podem ser divididas, quanto à metodologia de ensino, em não propositiva e propositiva. Esta última pode ser sistematizada e não sistematizada. Segundo a configuração proposta pelo autor, as abordagens metodológicas propositivas sistematizadas são:

Segundo o Ministério da Saúde (2015), o campo da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares contempla os sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, denominados pela OMS de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens e mecanismos naturais de prevenção, agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com a sociedade pressupõe

O educador físico, ao desenvolver o planejamento de educação permanente em saúde, deve considerar os princípios previstos no Sistema Único de Saúde (Portaria n° 2.436/2017), que são:

A força é uma capacidade condicional do ser humano que se apresenta em três tipos de contração muscular. Os tipos a serem observados num programa de exercícios físicos são:

A crítica mais comum ao esporte, presente nas teorias que compõem o campo histórico-crítico da educação física, se refere às transformações dos conteúdos e das práticas esportivas em função dos interesses econômicos e políticos determinados pelo sistema social capitalista. Esta nova configuração recebe o nome de

A ginástica de relaxamento (GR) se estrutura levando em conta as necessidades mental e física dos praticantes ao término do expediente dentro da empresa. Pode ser executada por meio de exercícios

Fernando Azevedo (apud Soares, 1994) postula que somente uma ciência capaz de intervir no meio ambiente exercendo uma ação higiênica, educacional e sexual poderia proteger contra os males e a degenerescência de um povo ou uma raça. Esta ciência ficou conhecida como

Na perspectiva da aptidão física, o foco central dos conteúdos da educação física deveria atentar-se essencialmente para as questões que envolvem a saúde do educando. Segundo essa visão pedagógica, os conhecimentos a serem ensinados provêm fundamentalmente do campo

O Método Pilates, criado na Alemanha em 1920, foi implantado oficialmente no Brasil em 1999, após certificação de Romana Kryzanowska, ex-aluna de Joseph Pilates (CONFEF, 2004), por meio da seguinte profissional de educação física:

O documento “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso", publicado pelo Ministério da Saúde em 2015, contempla várias práticas da medicina tradicional chinesa (MTC). Nesse documento, aponta-se a teoria do yin-yang, ou seja, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os fenômenos em opostos complementares. Dentre as práticas corporais preconizadas encontram-se:

O desenvolvimento das capacidades físicas não segue o mesmo ritmo e nem atende ao mesmo estímulo em cada indivíduo. Diante desse pressuposto, uma atividade de treino ou preparação física deve levar em conta:

A Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas são dois grandes eventos mundiais que afetam e interferem social, econômica e culturalmente na vida do brasileiro e na sociedade como um todo. Segundo a abordagem crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992), o esporte faz parte dos conteúdos da educação física e deve ser tratado como

Um programa de ginástica laboral (GL) se caracteriza por um conjunto de exercícios físicos e ações educativas realizadas no local de trabalho, visando prevenir e/ou minimizar as doenças ocupacionais (LER/DORT) e, assim, melhorar as condições de saúde do trabalhador na instituição. Dentro das cinco classificações estruturantes da GL, a ginástica compensatória tem como objetivo principal:

Para Soares (1994), a história da educação física, principalmente nas primeiras décadas do século XX, se confunde em vários momentos com a história das instituições médicas e militares. Nesse período, predominou um tipo de pensamento educativo que deveria ser ensinado na escola, conhecido como

A obra conhecida no campo acadêmico da educação física por Coletivo de Autores (1992) defende que todo educador, ao estruturar um programa de educação física, deve inter-relacionar os temas da cultura corporal com os problemas da vida social existentes, tais como: ecologia, gênero, trabalho, saúde, etnia, preconceitos, velhice, dívida externa, entre outros. Esta forma de organização dos conhecimentos objetiva assegurar ao aluno

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