Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No Texto 1, predomina o tipo textual

Na passagem “Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa (...)." (linhas 21-23), o termo em destaque exerce a função sintática de

A partir da leitura do Texto 2, é possível inferir que

A forma verbal sublinhada em “... os leves ruídos que vinham lá de fora..." (linhas 4-5), encontra-se no mesmo tempo da forma verbal presente no seguinte trecho:

Em relação ao sentido dos termos retirados do Texto 1, a palavra


O título do Texto 1 e os “mandamentos" do Texto 2 têm em comum

No título, “Aprenda a chamar a polícia", os termos em destaque são classificados gramaticalmente, respectivamente, como

No trecho em destaque “Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos (...)" (linhas 25-28), um dos mecanismos de coesão presente é

O trecho “Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado (...)" pode ser reescrito da seguinte forma, sem perda de sentido:

No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.

I. Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)" (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.

II. Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)" (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.

III. Em “O tiro fez um estrago danado no cara!" (linha 24), “danado" é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme".

IV. Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo" (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.

É verdadeiro o que está contido somente em

Sob o ponto de vista morfológico, todas as palavras destacadas a seguir podem ser flexionadas em número, EXCETO

Assinale a opção em que todas as três palavras retiradas do Texto 2 pertencem à mesma classe gramatical.

No texto de Veríssimo, o humor é consequência, sobretudo, da

Na passagem “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa." (linhas 1-3), a relação estabelecida pelo conector “e" é de

No trecho “O caso dele teria sido passional, já que se apaixonara por uma mulher casada", a forma verbal destacada, numa linguagem mais atual, conservando o mesmo sentido, seria substituída por

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282