Segundo o manual de classificação do Conarq, a primeira operação para se classificar os documentos de um arquivo consiste na atribuição do código correspondente ao assunto de que trata o documento.
No que se refere à criação das instituições arquivísticas, a descentralização dos arquivos é o traço característico da administração de arquivos no período anterior à Revolução Francesa.
Entre as conquistas da arquivologia no Brasil, destaca-se o primeiro periódico brasileiro especializado, denominado de Acervo que mantém sua periodicidade regular até os dias atuais.
Visando agilizar o processo de indexação em ambiente GED, aplicam-se as ferramentas denominadas de reconhecimento de padrões em imagens, ou seja, OCR e ICR, sendo o ICR uma ferramenta que permite reconhecer manuscritos em documentos, muito úteis para documentos preenchidos manualmente.
No universo digital, a preservação dos documentos e o acesso a esses são atividades distintas
As tipologias documentais existentes devem ser agrupadas de modo não hierárquico para que seja flexibilizada sua classificação.
Segundo Rosely Curi Rondinelli, existem, na arquivologia, cinco marcos históricos, e o período que se segue ao fim da Segunda Guerra Mundial aparece como o quinto momento significativo na trajetória dos arquivos e da arquivologia. Assim, o grande aumento do volume de documentos produzidos pelas instituições públicas levou à necessidade de se racionalizar a produção e o tratamento desses documentos, sob pena de as organizações inviabilizarem sua capacidade gerencial e decisória.
A análise diplomática do conteúdo de um documento eletrônico, a partir de seus elementos constitutivos, considera o elemento “ação” componente central de um documento arquivístico, ou seja, o ato que o gerou. Desse modo, a diplomática estabelece as seguintes categorias de documentos: o dispositivo, o probatório, o de apoio e o narrativo, de acordo com as ações que o geram.
Ainformação arquivística pode ser classificada, do ponto de vista organizacional, em informação orgânica e informação não orgânica, com características distintas, sendo que as não orgânicas não se constituem em fundos e séries documentais da organização.