Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere as seguintes afirmativas sobre expressões utilizadas para dar continuidade ao texto:
1. O uso de “pois” (linha 2) introduz uma explicação que abrange a caracterização que o autor faz dos três tipos de amor.
2. “Essa condição” (linha 6) retoma “é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro” (linha 4).
3. A expressão “todas” (linha 19) não se refere a quaisquer ratazanas-do-deserto, mas somente àquelas que foram incluídas no experimento do doutor Young. 4. O uso de “enfim” (linha 21) tem uma função delimitadora e sinaliza o início da conclusão do texto.
Assinale a alternativa correta.

“Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza” (linha 21). Segundo o autor, a conexão com a natureza é vítima porque:

Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema. Assinale a alternativa correta.

Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre a organização argumentativa do texto:
( ) A tese do autor está expressa na última frase do primeiro parágrafo e corresponde a duas afirmativas interligadas pelo conector “portanto”. ( ) O experimento relatado no segundo parágrafo tem a função de validar a segunda parte da tese. ( ) O experimento relatado no terceiro parágrafo tem a função de validar a primeira parte da tese. ( ) Na conclusão, o autor adota um ponto de vista sobre o uso dos medicamentos para reduzir o sofrimento associado às perdas afetivas que apresenta diferenças em relação à perspectiva apresentada nos parágrafos anteriores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Com base no texto, é correto afirmar:

Identifique se os seguintes trechos do texto são apresentados pelo autor como fatos (F) ou opiniões (O):
( ) “ Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos” . (linhas 6-7)
( ) “ (...) como verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy (...)“ . (linhas 7-8)
( ) “ Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido” . (linha 15)
( ) “ O ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (...)“ . (linhas 18-19)
( ) “ O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele” . (linha 18)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Comunicação unilateral, de um para muitos.
2. Comunicação bilateral, de um para um.
3. Comunicação bilateral, de muitos para muitos.
( ) Primeiro período.
( ) Segundo período.
( ) Terceiro período.
( ) Quarto período.
( ) Quinto período.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Com base no texto, é correto afirmar:

Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas no texto.
1.A expressão “ dor de cotovelo” empregada no título não é característica da linguagem predominantemente científica utilizada no corpo do texto.
2.A palavra “ remédio” no título do texto é ambígua, tanto pode significar “ solução” como “ medicamento” , e ambas as leituras mantêm o efeito de coerência entre o título e o corpo do texto.
3.As aspas em “ preventivo” , no último parágrafo, assinalam que essa não é a palavra adequada para expressar o sentido pretendido pelo autor.
4.A expressão francesa “et voilà” (“eis aí” ou “aí está”) no terceiro parágrafo, produz um efeito de ironia no relato feito pelo autor.
Assinale a alternativa correta.

A partir do ponto de vista do autor do texto, é correto afirmar:

Este texto foi publicado sob a rubrica “ coluna” na revista Galileu. Essa caracterização de gênero o coloca no grupo dos textos de opinião da mídia impressa. A partir dessa perspectiva, a inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:

1. indicar que parte do texto é transcrição de uma entrevista.
2. simular a intervenção de um leitor fictício, que espera encontrar no texto o tema anunciado no início do primeiro parágrafo.
3. demarcar no texto o início de um diálogo mais efetivo com o leitor, que se manifesta nos últimos parágrafos.
4. fazer a transição entre uma linguagem escrita, formal, e uma linguagem coloquial, que passa a ser dominante nos parágrafos finais do texto.
Estão corretas as funções caracterizadas nos itens:

Um dos recursos mobilizados por Bill Watterson para produzir o efeito de humor é a argumentação de Calvin. Assinale a alternativa que apresenta uma argumentação análoga à do quadrinho.

Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto:
1. “Como se" (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito.
2. “Mesmo se" (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito.
3. “Ou" (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico.
4. “Assim" (linha 26) equivale a “dessa forma" e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito.
Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282