Considere as seguintes afirmativas sobre expressões utilizadas para dar continuidade ao texto:
1. O uso de “pois” (linha 2) introduz uma explicação que abrange a caracterização que o autor faz dos três tipos de amor.
2. “Essa condição” (linha 6) retoma “é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro” (linha 4).
3. A expressão “todas” (linha 19) não se refere a quaisquer ratazanas-do-deserto, mas somente àquelas que foram incluídas no experimento do doutor Young. 4. O uso de “enfim” (linha 21) tem uma função delimitadora e sinaliza o início da conclusão do texto.
Assinale a alternativa correta.
“Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza” (linha 21). Segundo o autor, a conexão com a natureza é vítima porque:
Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema. Assinale a alternativa correta.
Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre a organização argumentativa do texto:
( ) A tese do autor está expressa na última frase do primeiro parágrafo e corresponde a duas afirmativas interligadas pelo conector portanto. ( ) O experimento relatado no segundo parágrafo tem a função de validar a segunda parte da tese. ( ) O experimento relatado no terceiro parágrafo tem a função de validar a primeira parte da tese. ( ) Na conclusão, o autor adota um ponto de vista sobre o uso dos medicamentos para reduzir o sofrimento associado às perdas afetivas que apresenta diferenças em relação à perspectiva apresentada nos parágrafos anteriores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique se os seguintes trechos do texto são apresentados pelo autor como fatos (F) ou opiniões (O):
( ) “ Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos” . (linhas 6-7)
( ) “ (...) como verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy (...)“ . (linhas 7-8)
( ) “ Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido” . (linha 15)
( ) “ O ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (...)“ . (linhas 18-19)
( ) “ O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele” . (linha 18)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Comunicação unilateral, de um para muitos.
2. Comunicação bilateral, de um para um.
3. Comunicação bilateral, de muitos para muitos.
( ) Primeiro período.
( ) Segundo período.
( ) Terceiro período.
( ) Quarto período.
( ) Quinto período.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas no texto.
1.A expressão “ dor de cotovelo” empregada no título não é característica da linguagem predominantemente científica utilizada no corpo do texto.
2.A palavra “ remédio” no título do texto é ambígua, tanto pode significar “ solução” como “ medicamento” , e ambas as leituras mantêm o efeito de coerência entre o título e o corpo do texto.
3.As aspas em “ preventivo” , no último parágrafo, assinalam que essa não é a palavra adequada para expressar o sentido pretendido pelo autor.
4.A expressão francesa et voilà (eis aí ou aí está) no terceiro parágrafo, produz um efeito de ironia no relato feito pelo autor.
Assinale a alternativa correta.
Este texto foi publicado sob a rubrica “ coluna” na revista Galileu. Essa caracterização de gênero o coloca no grupo dos textos de opinião da mídia impressa. A partir dessa perspectiva, a inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:
1. indicar que parte do texto é transcrição de uma entrevista.
2. simular a intervenção de um leitor fictício, que espera encontrar no texto o tema anunciado no início do primeiro parágrafo.
3. demarcar no texto o início de um diálogo mais efetivo com o leitor, que se manifesta nos últimos parágrafos.
4. fazer a transição entre uma linguagem escrita, formal, e uma linguagem coloquial, que passa a ser dominante nos parágrafos finais do texto.
Estão corretas as funções caracterizadas nos itens:
Um dos recursos mobilizados por Bill Watterson para produzir o efeito de humor é a argumentação de Calvin. Assinale a alternativa que apresenta uma argumentação análoga à do quadrinho.
Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto:
1. “Como se" (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito.
2. “Mesmo se" (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito.
3. “Ou" (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico.
4. “Assim" (linha 26) equivale a “dessa forma" e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.