Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Na forma verbal “mostrávamos" (linha 21), diferentemente do que acontece com a maior parte dos verbos de primeira conjugação, não aparece a vogal temática responsável por incluir o verbo na conjugação a que pertence, por isso não há um tema a ser extraído da estrutura da palavra.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Em “A gente adorava mostrar pra elas o quanto éramos rápidos, fortes e espertos" (linhas 19 e 20), a substituição de “o quanto" por “como" levaria a uma construção de sentido diametralmente oposto, inclusive incoerente, já que a intensidade seria substituída pelo modo.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.

A construção do humor, na tirinha, reside exclusivamente no fato de que, por mais que o dono de Garfield considerasse que ele não fosse obedecer às suas ordens, o gato faz o inverso: propõe a ida a outro planeta para, assim, resolver a questão.

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.

Os pronomes retos “Nós” (linha 7) e “Elas” (linha 8) separam claramente dois universos, que, segundo se pode perceber pela interpretação do contexto em que se inserem, são, respectivamente, o dos meninos e o das meninas.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.

Quanto à linguagem do texto, ela mescla termos técnicos da área médica, como a sigla LDL, a outros, populares e gerais, como “colesterol ruim”; enquanto estes ajudam a dar confiabilidade à fundamentação teórica do texto, aqueles cooperam para a compreensão dele por parte dos leigos.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.

Em “Quero que você perca peso", a oração “que você perca peso" é complemento direto da forma verbal “quero", que constitui a oração principal do período; isso faz com que a oração iniciada pela conjunção integrante “que" seja classificada como subordinada substantiva.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.

A divisão do texto em itens é uma estratégia comum na redação de textos, cujo objetivo pode ser, além de tornar o texto claro, organizado e atraente para o leitor, o de construir a sensação de – nesse caso – benefícios que se acumulam.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.

A ausência de grandes transformações nas feições do gato Garfield, na sequência dos quadrinhos, ajuda o leitor a compreender a postura plácida de Garfield em relação às observações de seu dono, o que se mantém até o final dos quadrinhos.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item que se segue.

Em “é levada em conta para o cômputo do gasto calórico” (linha 27), aparece locução verbal na voz passiva, o que se caracteriza, na construção do trecho, pela presença do verbo “ser” junto de uma forma de particípio.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.

As formas verbais que iniciam a redação dos itens estão na terceira pessoa do singular, o que constitui uma incoerência no texto, pois, na verdade, os verbos deveriam aparecer no imperativo afirmativo, na segunda pessoa, referindo-se àqueles que, lendo o texto, poderiam praticar atividade física.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item que se segue.

Na resposta à primeira pergunta de Drauzio, em “resistência à prática de atividade física” (linha 4), a expressão “à prática de atividade física” atua como adjunto adnominal de “resistência”, já que se trata de termo preposicionado que completa o sentido de um nome.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282