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Marketing pode ser definido como um complexo processo que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente.
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Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
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Na sociedade atual, devido ao maior acesso à informação e às novas tecnologias, o perfil do consumidor sofreu mudanças, tornando-se mais seletivo e sofisticado no que se refere à decisão de compra. Dessa forma, as organizações devem adotar, como estratégia, a pesquisa com foco no que está sendo usado pela concorrência, e não no perfil do consumidor.
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No âmbito do comportamento de compra do consumidor, vários são os fatores de influência, sendo o fator cultural o de menor importância.
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A pesquisa de marketing influencia diretamente as estratégias mercadológicas da empresa. Sendo assim, as empresas que traçarem um perfil de seus concorrentes, clientes e fornecedores terão uma vantagem com relação às que não o fizerem.
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A segmentação de mercado dentro da estratégia de marketing de uma organização consiste na divisão do mercado de um produto ou serviço em grupos heterogêneos como forma de se identificar um alvo específico.
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Hoje em dia, é comum que as organizações utilizem técnicas de endomarketing como forma de motivar seus colaboradores.
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O marketing possui um estudo específico conhecido como 4 P’s: produto; promoção; praça; e população, que formam os quatro pilares do composto mercadológico.