De acordo com NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação da Informação Contábil de Propósito Geral para Entidades do Setor Público, julgue as afirmações a seguir.
I. As características qualitativas da informação contábil-financeira, para serem úteis, precisam ser relevantes e repre-sentar com fidedignidade o que se propõem a representar.
II. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: ser completa, neu-tra e livre de erro.
III. É recomendável que a informação contábil-financeira seja única, verificável, tempestiva e compreensível.
Está CORRETO o que ser afirma apenas em
De acordo com a Portaria Conjunta STN/SOF nº 02, de 22 de dezembro de 2016 – Manual de Contabilidade Apli-cada ao Setor Público (MCASP) – 7ª Edição, classifique as etapas em Receita Orçamentária e etapas em Despe-sa Orçamentária.
1) Etapa da Receita Orçamentária.
2) Etapa da Despesa Orçamentária.
( ) Previsão.
( ) Planejamento.
( ) Lançamento.
( ) Execução.
( ) Arrecadação.
( ) Recolhimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os benefícios econômicos incorporados a um ativo podem influir para a entidade de diversas maneiras. O ativo pode ser
I. usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade.
II. usado para liquidar um passivo.
III. trocado por outros passivos.
IV. trocado por caixa ou por outros recursos.
Está CORRETO o que ser afirma apenas em:
De acordo com a Portaria Conjunta STN/SOF nº 02, de 22 de dezembro de 2016 – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – 7ª Edição, faça a correlação.
(1) Balanço Orçamentário
(2) Balanço Financeiro
(3) Balanço Patrimonial
(4) Demonstração das Variações Patrimoniais
(5) Demonstração dos Fluxos de Caixa
( ) Apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimentos e de financiamen-to. Permite a análise da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades.
( ) É a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).
( ) Demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa.
( ) Evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.
( ) Evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extra orçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
Conforme o art. 12 da Lei Federal 4.320 de 17/03/1964 e atualizações, a despesa será classificada nas seguintes categorias: despesas correntes (despesas de custeio e transferenciais correntes); despesas de capital (Investi-mentos, inversões financeiras e transferências de capital). Faça a correlação com os respectivos exemplos.
1 - Despesas de Custeio
2 - Transferências Correntes
3 - Investimentos
4 - Inversões financeiras
5 - Transferências de capital
( ) Serviços de terceiros
( ) Obras Públicas
( ) Auxílios para obras públicas
( ) Material de consumo
( ) Aquisição de imóveis
( ) Juros da dívida pública
( ) Equipamentos e Instalações
( ) Amortização da dívida pública
( ) Subvenções sociais
( ) Concessão de empréstimos
Assinale a alternativa CORRETA.
Conforme a NBC TSP Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação da Informação Contábil de Propósito Geral para Entidades do Setor Público, a necessidade de uma informação contábil representar fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar, contribuindo para que diferentes usuários cheguem ao mesmo consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, está correlacionada à característica qualitativa da
De acordo com a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público, os métodos de custeio se referem ao método de apropriação de custos e estão associados ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio são: