O trabalho desenvolvido através dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo), demanda participação efetiva e responsável dos cidadãos, tanto na capacidade de análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades de participação e de transformação das questões envolvidas. Por tratarem de questões sociais contemporâneas, que tocam profundamente o exercício de cidadania, os temas transversais oferecem inúmeras possibilidades para o uso da palavra, permitindo muitas articulações com a área de Língua Portuguesa, como: I - A possibilidade de poder expressar-se autenticamente sobre questões efetivas. II - A diversidade dos pontos de vista e as formas de enuncia-los. III - A convivência com outras posições ideológicas, permitindo o exercício democrático. IV - Os domínios lexicais articulados às diversas temáticas. V - A impossibilidade de um trabalho integrado de várias áreas. Os temas transversais permitem articulações com a área de Língua Portuguesa, apenas em:
O rádio, um abrangente veículo de comunicação presente no cotidiano, abre diversas possibilidades para o trabalho com os sons e a palavra falada em Língua Portuguesa: I - Estudando a programação das emissoras (AM/FM) e as marcas que caracterizam a fala dos diversos apresentadores e disc-joqueis, por meio de gravações e transcrições II - Analisando o radiojornalismo e confrontando-o com outras mídias. III - Produzindo programas radiofônicos com os alunos - a Rádio Recreio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para Terceiro e quarto Ciclos do Ensino Fundamental, estão corretas:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para as séries/anos finais do Ensino Fundamental: "No que diz respeito à prática de leitura de texto, por exemplo, a estipulação de leitura de um mesmo gênero por alunos de diferentes ciclos, ou num mesmo ciclo em diferentes momentos, não implica que o texto selecionado deva ser o mesmo, que a leitura se dê da mesma maneira. Uma charge política, por exemplo, supõe conhecimento de mundo e experiência político-social que podem não estar presentes para um aluno de 11 anos. Dessa forma, sua leitura pode diferenciar-se tanto da que for realizada por um aluno de 14 anos, quanto da que for feita por um de 17. O mesmo raciocínio se aplica a um poema. uma crônica. uma notícia, uma carta de solicitação ou uma reportagem. Nesse sentido, a intervenção do professor e consequentemente, os aspectos a serem tematizados tanto poderão ser diferentes quanto análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades, de participação e de transformação das questões envolvidas. poderão ser os mesmos, tratados com. ____________________________”
Articulam-se em torno de dois eixos básicos os conteúdos de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais: o uso da língua oral e escrita e a reflexão sobre a língua e a linguagem. Os conteúdos das práticas que constituem o eixo uso da I íngua oral e escrita dizem respeito aos aspectos que caracterizam o processo de interlocução.
São eles:
I - Historicidade da linguagem e da língua.
II - Constituição do contexto de produção, representações de mundo e interações sociais.
III - Implicações do contexto de produção na organização dos discursos.
IV - Implicações do contexto de produção no processo de significação.
V - Organização estrutural dos enunciados.
Estão corretas as afirmativas: