No modelo de Miles e Snow, o Bradesco é considerado uma organização altamente prospectiva porque:
Um pedido de 100 unidades de um produto está sendo processado nos centros de trabalho A e B. O tempo de preparação em A é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 10 minutos por peça. O tempo de preparação em B é de 50 minutos, e o tempo de operação é de cinco minutos por peça. O tempo de espera entre os dois centros de trabalho é de quatro horas. O tempo de transporte entre A e B é de dez minutos. O tempo de espera após a operação B é de quatro horas, e o tempo de transporte até as lojas é de 15 minutos. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho. O manufacturing lead time (MLT) total para o pedido é de:
O processamento técnico dos conjuntos documentais de um fundo fechado, a partir do princípio orgânico-estrutural, é representado pelo desenho abaixo:
Esse quadro representa, do ponto de vista arquivístico, a seguinte estrutura:
Uma empresa, até recentemente, fabricava e comercializava brinquedos e jogos para crianças. Sua organização era funcional, em três departamentos: produção, marketing e finanças. Há alguns anos, essa empresa decidiu entrar também no mercado dos jogos para adultos. Em pouco tempo, as vendas dessa nova linha aumentaram muito. O presidente da companhia começou a pensar em reorganização e achou que seria melhor mudar para uma departamentalização por produto, em três divisões: brinquedos para meninos, brinquedos para meninas e produtos para adultos. O departamento de marketing apoiou essa idéia. O chefe de produção, no entanto, teve receio de que essa mudança gerasse confusão. Em sua opinião o formato funcional era bastante adequado. O departamento de finanças propôs fazer um estudo de custos de cada alternativa.
Como desvantagem da organização por produto, pode-se apontar:
Nos últimos seis meses, a demanda de um produto foi de, sucessivamente, 230, 235, 240, 250, 270 e 230 unidades. A previsão de demanda, com base na média móvel de três meses, é de:
Uma das lojas de uma grande rede recebeu um auto de infração. Para elucidá-lo, os dirigentes da rede precisam encontrar certos documentos, mas a desorganização do arquivo vem lhes causando dificuldades. Alguns de seus problemas são: as várias origens dos documentos foram mescladas; não existe cronologia formal nos volumes de documentos; os documentos correntes estão misturados aos intermediários e permanentes; existem, desordenadamente, várias revistas especializadas, catálogos de preços, boletins, folhetos de publicidade, fotografias, disquetes etc.
O procedimento correto para se iniciar essa organização é:
Os formulários são elementos fundamentais no planejamento, execução e controle das diversas e complexas atividades de uma organização de grande porte atuante no setor financeiro. Através deles dados são coletados, analisados, processados e distribuídos pelos diversos setores da instituição. Por isso, são necessários alguns cuidados na elaboração desses formulários, por exemplo, na etapa de:
As instituições produzem e acumulam documentos que devem ser classificados segundo seus assuntos, o que exige muita atenção na leitura e interpretação dos documentos analisados pelos arquivistas. Observe o seguinte documento:
O documento acima deve ser classificado a partir dos seguintes assuntos principais:
Uma empresa monta e vende computadores sob encomenda, para dois usos principais: projetos de engenharia e arquitetura ou projetos em contabilidade e finanças. No momento as vendas são feitas pelo dono e seu assistente. Com uma equipe competente de vendas, a empresa poderia crescer bastante. O dono está pensando em contratar vendedores e, tendo analisado algumas possibilidades de organização, optou por uma modalidade cuja principal vantagem é a grande proximidade em relação ao mercado e aos clientes. O critério de organização escolhido foi:
A avaliação, uma das etapas mais importantes do processo de organização de documentos, está relacionada à análise e seleção dos mesmos, com o propósito principal de fixar prazos para sua guarda ou eliminação. Como resultado da avaliação, elabora-se a tabela de temporalidade, cujos principais elementos devem ser:
No dia 26 de fevereiro de 1995, as manchetes dos principais jornais do mundo divulgaram a quebra do banco Barings PLC, tradicional instituição financeira que há 223 anos atuava no Reino Unido, cuja lista de correntistas incluía a Rainha Elizabeth. Nicholas Leeson, de 28 anos, conseguiu fazer com que o banco Barings PLC, instituição em que trabalhava, perdesse um bilhão e trezentos milhões de dólares com operações do mercado derivativo. O histórico de Leeson era favorável. No ano anterior, por exemplo, ele teria sido responsável por ganhos da ordem de vinte milhões de dólares para o Barings, o que representava cerca de um quinto do lucro total, e gerou elevados prêmios para seus superiores. Leeson detinha o comando tanto da mesa de operações, onde se fechavam os negócios, como da retaguarda administrativa, a área do banco responsável por confirmar as operações e certificar-se de que todas as transações fossem efetuadas dentro de padrões adequados de conduta. A medida de controle adequada para evitar a falência do Barings teria sido: