A aplicação dos princípios da mecânica no estudo do movimento humano não é algo deste século. Leonardo da Vinci e Borelli já haviam escrito obras sobre este assunto. Atualmente a Biomecânica continua contribuindo enormemente para que os gestos técnicos continuem avançando em eficiência. Entre os conceitos básicos da biomecânica, existe o conceito de Torque. Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que contempla corretamente este conceito.
O princípio do Treinamento desportivo que é orientado para ser aplicado em atletas de alto nível que após alguns anos de treinamento apresentam estagnação do desempenho, podendo em alguns casos ocorrer até uma queda, e que consiste em adotar um longo período de descanso sem competições, com um treinamento de baixa intensidade e procedimentos que visam o “reabastecimento” psicossomático é o Princípio:
Durante as aulas de Educação Física do ensino médio, Adriana vivencia principalmente as modalidades de basquetebol, voleibol e handebol. Ao iniciar as aulas de Anatomia no Ensino Superior e lembrar-se das práticas esportivas do Ensino Médio, Adriana percebe que uma das articulações muito utilizadas era a articulação do ombro. Escolha a alternativa que indica corretamente a classificação estrutural da articulação do ombro e o subtipo desta articulação.
Durante uma aula de Educação Física, Maria, 16
anos, curiosa sobre uma reportagem que tratava
sobre o aumento de hemácias decorrentes do
treinamento na altitude, pergunta ao professor:
Professor, em que parte do nosso corpo as hemácias
são formadas? Escolha a alternativa que responde a
pergunta de Maria.
A inclusão de crianças com necessidades
especiais nas aulas de Educação Física escolar é
um desafio a ser vencido pela escola e sociedade,
uma vez que objetiva a educação para todos, além
de estimular a convivência com as crianças. O
conceito de educação inclusiva se dá por alguns
aspectos como, compartilhar o mesmo espaço
físico, integração na sociedade, adaptações no
ensino, participação de todos nas aulas e o direito
a educação (SANT´ANA, 2005).
O atual currículo, orientado pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais, deve englobar
conhecimentos biológicos, humanos, técnicos e os
que compõem a dimensão Cultural do Movimento
Humano, tais como os jogos, danças, lutas,
ginásticas e esportes (ANDR ADE FILHO, 2001;
AZEVEDO; MALINA, 2004; FERNANDES;
VENDITTI JUNIOR., 2008; PORTO, 2001).
Com base nas ideias acima, podemos dizer que:
I. A adequação correta da Educação Física para
alunos deficientes evidencia a compreensão de
limitações e capacidades, estimulando o
desempenho do aluno.
II. É essencial que o professor conheça seu aluno e
sua necessidade educacional especial, se
houver, porque atualmente essa disciplina não
trabalha apenas com alunos ditos normais, mas
também frisa a importância da prática inclusiva
de alunos especiais em suas aulas.
III. A política inclusiva de alunos deficientes na
escola serve para desenvolver potenciais,
respeitando as diferenças e atendendo suas
necessidades. A escola deve criar espaços que
propiciem a inclusão, comprometendo- se com
uma educação de qualidade para todos os
alunos, para que se atinja os objetivos
educacionais.
IV. As pessoas com necessidades especiais têm
como consequência da inclusão social
problemas com a saúde física e mental. Essa
inclusão deve ser trabalhada para que seja
transformada em exclusão, trazendo assim uma
melhoria na qualidade de vida das pessoas.
As alternativas corretas são:
Várias sessões de exercícios aeróbicos produzem
adaptações no sistema cardiovascular, como:
diminuição em repouso da pressão arterial
sistêmica e aumento do ventrículo esquerdo. Além
das adaptações no sistema cardiovascular, marque a
alternativa que aponta uma adaptação positiva
decorrente dos exercícios aeróbicos no sistema
nervoso:
A biomecânica se propõe a estudar, entre outros assuntos, as alavancas do corpo humano. Nas alavancas de primeira classe:
O princípio da sobrecarga progressiva (ou
crescente) é resultante de uma relação entre os
estímulos, as adaptações que estes causam e o
aumento da sobrecarga. Marque a alternativa que
indica as características deste princípio:
I. As exigências feitas aos atletas devem ser
aumentadas de forma sistemática quanto aos
parâmetros de: condicionamento físico,
coordenação, técnica, tática, força de vontade,
etc.
II. O intervalo entre o aumento dos estímulos deve
ser obedecer ao tempo de treinamento, ao nível
de desempenho esportivo, à idade física do
atleta e à idade biológica.
III. O aumento do volume do treinamento como
uma das possibilidades para o aumento da
sobrecarga.
IV. Priorização do sistema ATP-CP durante o
treinamento.
Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto
afirmar:
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.
A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
A força muscular é um dos componentes básicos para se obter sucesso na maioria das atividades físicas da vida diária. A força máxima de um indivíduo depende de 3 fatores:
Gallahue, classifica os níveis do aprendizado de uma nova habilidade motora em iniciante, intermediário/prático, avançado/refinado. Cada nível apresenta seus estágios correspondentes. Marque a alternativa que aponta os estágios que compõem o nível iniciante.
Em termos históricos, podemos afirmar que as
pessoas com deficiência eram excluídas da
sociedade. A preconização do corpo máquina nos
faz entender que quem não produz é representado
como inválido, sem utilidade. Estas características
são atribuídas indistintamente a todos que têm
alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura da deficiência por meio da lente da
inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos
respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a
inclusão social é um processo que contribui para a
construção de um novo tipo de sociedade por meio
de transformações pequenas e grandes, nos
ambientes físicos e na mentalidade de todas as
pessoas, como também da pessoa com deficiência
física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se
constituir como agente de inclusão. A atividade
física adequada às possibilidades dos sujeitos
valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia,
autoconfiança e liberdade.
De tempos em tempos, os termos utilizados para a
referência às pessoas com deficiências variam
conforme reflexões linguísticas e sociológicas de
seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o
significado do vocábulo “deficiente” está associado
aos conceitos vinculados à esfera das relações de
produção, implicando a necessidade de superação
de dificuldades pessoais, para além daqueles que
lhes são impostas pela sociedade. A diagnose, a
prescrição e a orientação de atividades físicas para
pessoas com deficiência ocorrem no sentido de
promover a interação social e a inclusão balizadas
por princípios de cidadania, sendo necessário,
muitas vezes, ultrapassar a tendência de
superproteção familiar, principalmente de crianças
e adolescentes. Nesse sentido, o professor de
educação física, ao trabalhar com esse segmento de
pessoas, deverá:
I. Inteirar-se do diagnóstico de cada quadro, para
prescrever e orientar atividades específicas,
segundo os limites e potencialidades
individuais.
II. Ter a dimensão do carinho e do cuidado, para
que tais indivíduos vivenciem experiências
motoras indispensáveis à sua formação cidadã,
prescrevendo limites às eventuais
potencialidades.
III. Ter a consciência dos direitos e dos deveres das
pessoas deficientes, condição que consubstancia
a construção de uma sociedade democrática de
direito.
IV. Considerar a existência de necessidade de
superação e, portanto, de fazer com que cada
indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser
essa uma forma incontestável de
reconhecimento social.
São corretas apenas as afirmações:
“Redimensionar a Educação Física no Ensino
Médio é fundamental, seja para a ocupação de um
espaço de aprendizagem na escola, seja para
mostrar a íntima relação dos conhecimentos que
essa disciplina tem com a realidade mais ampla da
vida do aluno, visando dotá-lo de autonomia para
toda a vida” (PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 13).
Neste mesmo sentido, os PCN defendem que:
I. Uma Educação Física atenta aos problemas do
presente não poderá deixar de eleger, como uma
das suas orientações centrais, a da educação
para saúde. A Educação Física encontra, na
orientação pela educação da saúde, um meio de
concretização das suas pretensões.
II. No Ensino Médio é importante a inclusão de
programas escolares que valorizem o
aprendizado e a prática de exercícios de
elevação e manutenção da frequência cardíaca
em limites submáximos, alongamento e
flexibilidade, relaxamento e compensação com
o objetivo profilático que desencadearão,
consequentemente, uma melhor qualidade de
vida.
III. O esporte deve encontrar seu lugar na escola
por meio de uma proposta que atinja a todos os
alunos.
IV. Os professores de Educação Física devem
propor e desenvolver projetos de ação que
realmente alcancem os objetivos do Ensino
Médio.
Marque a alternativa correta:
A mais antiga notícia sobre a Educação Física em
terras brasileiras data o ano de sua descoberta,
1500 . Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de
Caminha, que em uma de suas cartas, relata sobre
indígenas dançando, saltando, girando e se
alegrando ao som de uma gaita tocada por um
português (RAMOS, 1982). Segundo Ramos
(1982), esta foi certamente a primeira aula de
ginástica e recreação relatada no Brasil.
De modo geral, sabe-se que as atividades físicas
realizadas pelos indígenas no período do Brasil
colônia estavam relacionadas a aspectos da cultura
primitiva, tendo como características elementos de
cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca,
nado e locomoção), utilitário (como o
aprimoramento das atividades de caça, agrícolas,
etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo
e religioso (como as danças, agradecimentos aos
deuses, festas, encenações, etc.) (GUTIERREZ,
1972).
Posteriormente, ainda no período colonial, criada
na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia,
surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e
rítmica que era praticada pelos escravos (RAMOS,
1982). Desta forma, podemos destacar que no
Brasil colônia as atividades físicas realizadas pelos
indígenas e escravos representaram os primeiros
elementos da Educação Física no Brasil.
Sobre a história da Educação Física é incorreto
afirmar que: