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A aplicação dos princípios da mecânica no estudo do movimento humano não é algo deste século. Leonardo da Vinci e Borelli já haviam escrito obras sobre este assunto. Atualmente a Biomecânica continua contribuindo enormemente para que os gestos técnicos continuem avançando em eficiência. Entre os conceitos básicos da biomecânica, existe o conceito de Torque. Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que contempla corretamente este conceito.

O princípio do Treinamento desportivo que é orientado para ser aplicado em atletas de alto nível que após alguns anos de treinamento apresentam estagnação do desempenho, podendo em alguns casos ocorrer até uma queda, e que consiste em adotar um longo período de descanso sem competições, com um treinamento de baixa intensidade e procedimentos que visam o “reabastecimento” psicossomático é o Princípio:

Durante as aulas de Educação Física do ensino médio, Adriana vivencia principalmente as modalidades de basquetebol, voleibol e handebol. Ao iniciar as aulas de Anatomia no Ensino Superior e lembrar-se das práticas esportivas do Ensino Médio, Adriana percebe que uma das articulações muito utilizadas era a articulação do ombro. Escolha a alternativa que indica corretamente a classificação estrutural da articulação do ombro e o subtipo desta articulação.

Durante uma aula de Educação Física, Maria, 16 anos, curiosa sobre uma reportagem que tratava sobre o aumento de hemácias decorrentes do treinamento na altitude, pergunta ao professor:
Professor, em que parte do nosso corpo as hemácias são formadas? Escolha a alternativa que responde a pergunta de Maria.



A inclusão de crianças com necessidades

especiais nas aulas de Educação Física escolar é

um desafio a ser vencido pela escola e sociedade,

uma vez que objetiva a educação para todos, além

de estimular a convivência com as crianças. O

conceito de educação inclusiva se dá por alguns

aspectos como, compartilhar o mesmo espaço

físico, integração na sociedade, adaptações no

ensino, participação de todos nas aulas e o direito

a educação (SANT´ANA, 2005).

O atual currículo, orientado pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais, deve englobar

conhecimentos biológicos, humanos, técnicos e os

que compõem a dimensão Cultural do Movimento

Humano, tais como os jogos, danças, lutas,

ginásticas e esportes (ANDR ADE FILHO, 2001;

AZEVEDO; MALINA, 2004; FERNANDES;

VENDITTI JUNIOR., 2008; PORTO, 2001).

Com base nas ideias acima, podemos dizer que:

I. A adequação correta da Educação Física para

alunos deficientes evidencia a compreensão de

limitações e capacidades, estimulando o

desempenho do aluno.

II. É essencial que o professor conheça seu aluno e

sua necessidade educacional especial, se

houver, porque atualmente essa disciplina não

trabalha apenas com alunos ditos normais, mas

também frisa a importância da prática inclusiva

de alunos especiais em suas aulas.

III. A política inclusiva de alunos deficientes na

escola serve para desenvolver potenciais,

respeitando as diferenças e atendendo suas

necessidades. A escola deve criar espaços que

propiciem a inclusão, comprometendo- se com

uma educação de qualidade para todos os

alunos, para que se atinja os objetivos

educacionais.

IV. As pessoas com necessidades especiais têm

como consequência da inclusão social

problemas com a saúde física e mental. Essa

inclusão deve ser trabalhada para que seja

transformada em exclusão, trazendo assim uma

melhoria na qualidade de vida das pessoas.

As alternativas corretas são:

Várias sessões de exercícios aeróbicos produzem adaptações no sistema cardiovascular, como:
diminuição em repouso da pressão arterial sistêmica e aumento do ventrículo esquerdo. Além das adaptações no sistema cardiovascular, marque a alternativa que aponta uma adaptação positiva decorrente dos exercícios aeróbicos no sistema nervoso:

A biomecânica se propõe a estudar, entre outros assuntos, as alavancas do corpo humano. Nas alavancas de primeira classe:

O princípio da sobrecarga progressiva (ou crescente) é resultante de uma relação entre os estímulos, as adaptações que estes causam e o aumento da sobrecarga. Marque a alternativa que indica as características deste princípio: I. As exigências feitas aos atletas devem ser aumentadas de forma sistemática quanto aos parâmetros de: condicionamento físico, coordenação, técnica, tática, força de vontade, etc.
II. O intervalo entre o aumento dos estímulos deve ser obedecer ao tempo de treinamento, ao nível de desempenho esportivo, à idade física do atleta e à idade biológica.
III. O aumento do volume do treinamento como uma das possibilidades para o aumento da sobrecarga.
IV. Priorização do sistema ATP-CP durante o treinamento.


Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto

afirmar:

Segundo o Coletivo de Autores, (apud

CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta

uma grande tendência a possuir: “princípios de

rendimento atlético, competição, comparação de

rendimento e recordes, regulamentação rígida,

sucesso no esporte como sinônimo de vitória,

racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o

esporte para estar na escola, e ser ensinado na

escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,

deve ser ressignificado, reelaborado consolidado

em uma práxis educativa para além da repetição e

da mecanização, da finalidade única da técnica e do

rendimento, em que os mais fracos e os menos

habilidosos são colocados à margem e marcados

pela exclusão.


A partir da leitura acima questionamos: Que

esporte nós temos e que esporte queremos no

âmbito escolar? Por que alguns esportes estão

presentes na escola e outros não? A hegemonia do

esporte está presente na escola?

Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas

da Educação Física, tomando-a

como matéria escolar que trata, pedagogicamente,

de temas da cultura corporal de movimento,

estamos dizendo que estes temas são:

A força muscular é um dos componentes básicos para se obter sucesso na maioria das atividades físicas da vida diária. A força máxima de um indivíduo depende de 3 fatores:

Gallahue, classifica os níveis do aprendizado de uma nova habilidade motora em iniciante, intermediário/prático, avançado/refinado. Cada nível apresenta seus estágios correspondentes. Marque a alternativa que aponta os estágios que compõem o nível iniciante.

Em termos históricos, podemos afirmar que as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade. A preconização do corpo máquina nos faz entender que quem não produz é representado como inválido, sem utilidade. Estas características são atribuídas indistintamente a todos que têm alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura da deficiência por meio da lente da inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade por meio de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, como também da pessoa com deficiência física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se constituir como agente de inclusão. A atividade física adequada às possibilidades dos sujeitos valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia, autoconfiança e liberdade.
De tempos em tempos, os termos utilizados para a referência às pessoas com deficiências variam conforme reflexões linguísticas e sociológicas de seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o significado do vocábulo “deficiente” está associado aos conceitos vinculados à esfera das relações de produção, implicando a necessidade de superação de dificuldades pessoais, para além daqueles que lhes são impostas pela sociedade. A diagnose, a prescrição e a orientação de atividades físicas para pessoas com deficiência ocorrem no sentido de promover a interação social e a inclusão balizadas por princípios de cidadania, sendo necessário, muitas vezes, ultrapassar a tendência de superproteção familiar, principalmente de crianças e adolescentes. Nesse sentido, o professor de educação física, ao trabalhar com esse segmento de pessoas, deverá:
I. Inteirar-se do diagnóstico de cada quadro, para prescrever e orientar atividades específicas, segundo os limites e potencialidades individuais.
II. Ter a dimensão do carinho e do cuidado, para que tais indivíduos vivenciem experiências motoras indispensáveis à sua formação cidadã, prescrevendo limites às eventuais potencialidades.
III. Ter a consciência dos direitos e dos deveres das pessoas deficientes, condição que consubstancia a construção de uma sociedade democrática de direito.
IV. Considerar a existência de necessidade de superação e, portanto, de fazer com que cada indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser essa uma forma incontestável de reconhecimento social.
São corretas apenas as afirmações:

“Redimensionar a Educação Física no Ensino Médio é fundamental, seja para a ocupação de um espaço de aprendizagem na escola, seja para mostrar a íntima relação dos conhecimentos que essa disciplina tem com a realidade mais ampla da vida do aluno, visando dotá-lo de autonomia para toda a vida” (PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 13). Neste mesmo sentido, os PCN defendem que: I. Uma Educação Física atenta aos problemas do presente não poderá deixar de eleger, como uma das suas orientações centrais, a da educação para saúde. A Educação Física encontra, na orientação pela educação da saúde, um meio de concretização das suas pretensões.
II. No Ensino Médio é importante a inclusão de programas escolares que valorizem o aprendizado e a prática de exercícios de elevação e manutenção da frequência cardíaca em limites submáximos, alongamento e flexibilidade, relaxamento e compensação com o objetivo profilático que desencadearão, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
III. O esporte deve encontrar seu lugar na escola por meio de uma proposta que atinja a todos os alunos.
IV. Os professores de Educação Física devem propor e desenvolver projetos de ação que realmente alcancem os objetivos do Ensino Médio.
Marque a alternativa correta:

A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500 . Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, relata sobre indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (RAMOS, 1982). Segundo Ramos (1982), esta foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil.
De modo geral, sabe-se que as atividades físicas realizadas pelos indígenas no período do Brasil colônia estavam relacionadas a aspectos da cultura primitiva, tendo como características elementos de cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca, nado e locomoção), utilitário (como o aprimoramento das atividades de caça, agrícolas, etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo e religioso (como as danças, agradecimentos aos deuses, festas, encenações, etc.) (GUTIERREZ, 1972).
Posteriormente, ainda no período colonial, criada na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia, surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e rítmica que era praticada pelos escravos (RAMOS, 1982). Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.
Sobre a história da Educação Física é incorreto afirmar que:

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