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Folha de respostas:

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O uso de aditivos anticongelamento de soluções é comum em países onde a temperatura recorrentemente atinge valores abaixo de O °C. Como poderia ser determinada a massa molar Mt do aditivo anticongelamento? Considere R a constante dos gases ideais, Te a temperatura de congelamento do solvente, Lc o calor latente de solidificação do solvente, m1 a massa molar do soluto, m2 a massa do solvente e .ᐃTc a variação da temperatura de congelamento do solvente e Kc a constante criométrica do solvente. Considere f como sendo o fator de conversão de unidades.

O uso de tecnologia no mundo de hoje está em um estado tal que é inconcebível mantê-la afastada da sala de aula. Hoje em dia, a habilidade de dominar aspectos básicos da tecnologia é, ou deveria ser, pré- requisito da atividade docente. A discussão necessária, portanto, não é se devemos usar novas tecnologias na educação formal, mas como usá-las. Partindo dessa premissa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) É necessário que os cursos de formação de professores formem profissionais que tenham apreço pela inovação, pela busca do novo.

( ) A diferença didática está mais no uso ou não uso das novas tecnologias que na compreensão das suas possibilidades.

( ) O professor deve usar variados recursos tecnológicos em suas aulas, pois inovar as técnicas assegura a eficiência nos processos de ensino-aprendizagem.

( ) Não é necessário abandonar as formas já conhecidas em favor das novas tecnologias. É possível integrá-las às já conhecidas para obter bons resultados.

( ) Com o domínio das novas tecnologias, o professor pode evitar as invasões tecnológicas indiscriminadas às salas de aula para, criticamente, decidir adotá-las ou não em suas práticas docentes no momento que julgar adequado.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino pouco conhecida no Brasil. Sua característica essencial é que as atividades que tradicionalmente são feitas em sala de aula passam a ser feitas em casa e aquelas normalmente feitas em casa passam a ser feitas na sala de aula. Sobre essa alternativa metodológica, são feitas as seguintes afirmações:

I. O uso de vídeo aulas é prática indissociável da sala de aula invertida.

II. Uma das vantagens da sala de aula invertida é que, como a aplicação dos conceitos ocorre em sala de aula, o auxílio do professor ou dos colegas podem ocorrer quando as dúvidas surgem.

III. Embora não essencial, o uso de vídeo aulas é uma prática normalmente associada à sala de aula invertida.

IV. Na sala de aula invertida, a explicação dos conteúdos passa a ocorrer em casa.

V. Uma das maiores dificuldades esperadas na inversão das aulas é que, se muitos alunos já não têm o hábito de fazer as tarefas propostas no método tradicional, após a apresentação dos conteúdos, o que os faria se preparar antes da aula?

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Com relação as teorias ácido-base, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A amônia pode ser considerada uma base de Arrhenius, pois se associa a um próton para formar o cátion amônio.

( ) Mg 2+ tende a se ligar mais facilmente com o ligante SCN-do que com o ligante Cl-, pois segundo a classificação de Pearson, ácidos duros tendem a se ligar com bases duras.

( ) Dióxido de carbono na presença de íons OH-, atua como um ácido de Lewis, gerando íons bicarbonato como produto.

( ) O íon bicarbonato é mais básico que o íon carbonato.

( ) Ácido acético e íon acetato podem ser considerados respectivamente ácido e base conjugada, pela teoria ácido-base de Brõnsted-Lowry.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

A atividade laboratorial depende, em grande parte, da execução humana, estando, portanto, susceptível a erros. A implantação de procedimentos de controle de qualidade permite minimizar esses erros e aumentar a credibilidade das análises realizadas em laboratório. A norma brasileira ABNT NBR ISO/I EC 17025 dispõe sobre os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Com relação aos requisitos técnicos descritos nesta NBR, leia as afirmativas a seguir:

I. O laboratório deve ter procedimentos para efetuar em segurança o manuseio, transporte, armazenamento, uso e manutenção planejada dos equipamentos de medição, de modo a assegurar seu correto funcionamento e prevenir contaminação ou deterioração.

II. O laboratório deve utilizar métodos de ensaio e/ou calibração, incluindo os métodos para amostragem, que estejam publicados em normas internacionais, regionais ou nacionais. Métodos desenvolvidos pelo laboratório não devem ser utilizados, mesmo que estejam validados.

III. Os resultados de cada ensaio ou calibração realizados pelo laboratório devem ser relatados com exatidão, clareza, objetividade, sem ambiguidade e de acordo com quaisquer instruções específicas nos métodos de ensaio ou calibração.

IV. O laboratório deve monitorar, controlar e registrar as condições ambientais conforme requerido pelas especificações, métodos e procedimentos pertinentes, ou quando elas influenciam a qualidade dos resultados. Os ensaios e/ou calibrações devem ser interrompidos quando as condições ambientais comprometerem os resultados.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

A aula expositiva é um dos métodos de ensino mais utilizados pelos professores em geral. A explicação de um professor não se limita à reprodução de um livro ou material didático, pois o professor se baseia em vários autores e em produções próprias para trazer uma interpretação pessoal do conteúdo. A exposição lógica dos conteúdos de ensino pode ser um procedimento valioso, desde que o professor consiga despertar no aluno a capacidade (e vontade) de se concentrar e pensar. Numa aula expositiva, a atividade do aluno é receptiva, mas não necessariamente passiva, desde que ele mobilize suas estruturas cognitivas para dar significado ao que está ouvindo. Abaixo são apresentadas algumas características da aula expositiva. Identifique com a letra V cada vantagem deste método de ensino e com a letra L cada limitação. ( ) Possibilita a transmissão de muitas informações num curto espaço de tempo.

( ) Torna mais acessíveis aos estudantes, conteúdos pouco motivadores e difíceis de serem assimiladas apenas através da leitura.

( ) Pode criar nos alunos o hábito de estudarem apenas através de suas anotações de classe não recorrendo à bibliografia indicada pelo professor.

( ) Oferece a possibilidade de o estudante ser motivado pelo professor, que já possui um profundo conhecimento sobre a matéria.

( ) Pouca participação do aluno em função da comunicação unilateral característica desta técnica de ensino.

( ) Considera a classe como um grupo uniforme, não levando em conta o fato de que os alunos possuem estilos de aprendizagem diferenciados.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Uma das formas de uso pedagógico de vídeo que mais tem se popularizado recentemente são as vídeo aulas. Esse formato de aula traz diversos benefícios a quem estuda por seu intermédio. Constituem exemplos desses benefícios: I. Aluno poderá escolher quando assistir, no momento em que se sentir mais predisposto ao estudo. II. O maior controle do aluno sobre a explicação: ele pode pausar, retroceder, acelerar e até mesmo rever a vídeo aula. III. A menor exposição a distrações, interrupções ou brincadeiras comuns em uma aula presencial. IV. A maior interatividade entre professor e aluno, com a possibilidade de questionar quando não entende algo. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Química Geral

Sobre a química do estado sólido, assinale apenas a alternativa INCORRETA.

Um marco emblemático que chamou a atenção das autoridades mundiais de saúde sobre o risco do uso do Hg foram os acidentes de Minamata e Niigata, no Japão, devido à liberação de Hg em efluentes industriais. Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem o papel de elaborar e implementar a Política Nacional de Segurança Química, com previsão de entrega até 2021 . Disponível em http://www.mma.gov.br. Acesso em 8/09/2017. Em relação ao ciclo do mercúrio na natureza, analise as afirmações abaixo.

( ) O mercúrio é um elemento presente naturalmente na crosta terrestre, na água, nos seres vivos e na atmosfera.

( ) Por a apresentar um longo tempo de residência em organismos, o Hg aumenta sua concentração ao longo do tempo de exposição ao organismo processo chamado de bioacumulação.

( ) A Política Nacional de Segurança Química vai assegurar que substâncias químicas sejam produzidas e usadas de forma responsável, minimizando os efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde humana.

( ) O principal mecanismo associado a contaminação ambiental do Hg é a possibilidade de metilação da forma reduzida, resultando em compostos de metil e di-metil Hg.

( ) Esta espécie (Hg2+) é a forma dominante de Hg presente na deposição atmosférica úmida e seca, resultante da redução do Hg0 presente na atmosfera pela ação do oxigênio e ozônio. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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