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No Brasil, a vertente modernizadora do Serviço Social,
orientando-se pelo desenvolvimentismo, se fundamenta
teoricamente no estrutural–funcionalismo e se preocupa em
repassar os programas governamentais para as populações,
sem uma crítica à ordem vigente. Pauta-se, portanto, pela
perspectiva de

As transformações ocorridas no mundo no trabalho,
decorrentes da reestruturação produtiva do capital, geraram
diversas consequências, dentre as quais se incluem o
aumento do desemprego estrutural, o crescimento do exército
industrial de reserva e o aumento do setor informal da
economia. Destaca-se, nesse movimento,

As políticas sociais são consideradas produtos de relações
complexas e contraditórias que se processam no âmbito da
luta de classes. Neste contexto, seu surgimento é relacionado

As políticas sociais são campos privilegiados de atuação do
Serviço Social. Analisando-as com base na crítica marxista,
infere-se que tais políticas não se fundaram nem se fundam,
sob o capitalismo, em uma verdadeira redistribuição de renda
e riqueza, haja vista que a economia política se movimenta
historicamente a partir de condições objetivas e subjetivas.
Sob esta perspectiva, depreende-se que o significado da
política social

O capitalismo, cujo objetivo é a acumulação de capital,
apresenta como características, dentre outras, a propriedade
privada dos meios de produção e o uso de mão de obra
assalariada. Outra característica peculiar do modo de
produção capitalista traduz-se

Mészáros (2002), em seu artigo “A crise estrutural do capital”,
assevera que, na sua forma contemporânea, o sistema
capitalista, em sua luta desenfreada por reproduzir-se,
enfrenta uma crise estrutural que permite ao capital se utilizar
de artimanhas ideopolíticas, no sentido de

Refletir sobre o trabalho do Assistente Social na política de
educação requer, também, debater sobre a conjuntura da
política de educação superior, a qual recebe influência das
determinações históricas, estruturais e conjunturais da
sociedade burguesa. Sobre o tema, analise as afirmativas a
seguir:
I. Embora seja garantida pela Constituição Federal de 1988 e
regulamentada pela Lei nº 9.394/1996, a educação brasileira
é fortemente marcada por disputas societárias, tendo em vista
que por muito tempo foi um bem cultural das elites dirigentes.
II. A reformulação da política de educação superior no Brasil
apresentada desde 1960 é voltada para necessidades de
qualificação de mão-de-obra para o trabalho para atender
demandas produtivas.
III. As ações de reformulação do ensino superior no Brasil têm
apresentado desde 1960 uma tendência à democratização do
ensino voltado para a mudança, sendo comprometida
politicamente com a classe trabalhadora.
Assinale

Segundo Mota (1991), em seu livro intitulado “Cultura da Crise
e Seguridade Social”, historicamente, as ações do Estado
brasileiro têm se dirigido muito mais para favorecer as
condições de expansão do capital, através de investimentos e
subsídios para a indústria e outros, do que nas condições de
reprodução da força de trabalho. Sob esta perspectiva,

Uma das requisições da forma de inserção do Serviço Social
na divisão social e técnica do trabalho e alocação nos espaços
socioinstitucionais da ordem capitalista dos monopólios é o
desenvolvimento de ações instrumentais. No que tange a esse
caráter instrumental, é sabido que

No que tange à análise da atuação profissional do assistente
social como trabalho e sua prática no âmbito de processos e
relações de trabalho, assinale a alternativa incorreta.

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