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Segundo Ricardo Antunes (2011), em seu livro intitulado “Adeus ao Trabalho?”, nos países de capitalismo avançado, a década de 1980 trouxe profundas transformações no mundo do trabalho. Nesse contexto, em resposta à crise do Fordismo dos anos de 1970, apresenta-se o Toyotismo, que tem como traços constitutivos básicos:

É notória a relação estabelecida entre a gênese do Serviço Social brasileiro e o ideário católico. Em razão desta vinculação, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro fundamentou e formulou seus primeiros objetivos políticos e sociais baseando-se

A interdisciplinaridade consiste num trabalho em comum, onde se consideram a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos, diretrizes, de sua metodologia e de seus procedimentos. Destarte, um trabalho interdisciplinar pressupõe

As transformações ocorridas no mundo no trabalho e na classe trabalhadora, decorrentes da reestruturação produtiva do capital tiveram muitas consequências, dentre elas,

Estudos apontam a centralidade da categoria de mediação à reconstrução do objeto de intervenção profissional do Serviço Social. Neste contexto, com base na ontologia marxiana, a categoria de mediação

As políticas de proteção social, dentre as quais se incluem as que compõem a Seguridade Social brasileira – a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas dos trabalhadores. Atualmente, o avanço do projeto capitalista e neoliberal em todo mundo também impacta o campo da seguridade social, se traduzindo nas seguintes tendências

Na afirmação da sua instrumentalidade, embora o assistente social acabe se utilizando de um repertório técnico operativo comum às outras profissões sociais,

O Planejamento Social, sob a perspectiva de Myrian Veras Baptista (2013), em sua obra Planejamento Social é definido por intencionalidade e instrumentação, apresenta-se como um processo racional e, também, político. Enquanto processo racional,

O processo de reestruturação produtiva e da adoção do ideário neoliberal repercute de maneira veemente no âmbito do setor público, tanto nos sujeitos com os quais o Serviço Social trabalha – os usuários dos serviços sociais públicos – como também no mercado de trabalho dos assistentes sociais no referido setor que se expressa por meio do quadro

A instrumentalidade se apresenta tanto como necessidade histórica da vida cotidiana, quanto decorrência necessária de um modo específico de relação na sociedade historicamente determinada: a ordem burguesa consolidada. Por esse motivo, temos que,

As discussões em torno da inserção do Assistente Social na Educação e do fortalecimento da gestão democrática, afirmam os pressupostos éticos e políticos do projeto profissional, que compreendem o significado da educação no bojo das lutas sociais. Para isso, é necessária

Contemporaneamente, refletir sobre o trabalho do assistente social requer, também, debater sobre a formação dessa força de trabalho qualificada no âmbito do ensino universitário que, Segundo Marilda Iamamoto (2012), em seu livro “Serviço Social em tempo de capital fetiche”,

A pesquisa em Serviço Social tem um papel decisivo na constituição de um estatuto acadêmico, que possibilita aliar formação com capacitação, condições imperativas para uma intervenção profissional qualificada e para a ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão, neste contexto,

Ao analisarmos o Código de Ética do Assistente Social (1993), especificamente o seu título II – que dispõe sobre os direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social, nos deparamos com as seguintes premissas transcritas a seguir: “abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.” e “utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão”. Com relação às premissas em destaque podemos inferir que

Ao iniciar qualquer investigação é preciso ter a convicção de que há, além da aparência, algo a mais a ser conhecido na representação imediata da realidade. Ao contrário do que se pode observar na imediaticidade, a essência de uma realidade só se revela

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