De acordo com a Resolução CEB nº 02/1998 a base comum nacional e a parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visam estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã articuladas por meio dos seguintes aspectos, EXCETO:
Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em seu parecer nº 04/1998 estabelece as seguintes Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, EXCETO:
Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática cotidiana da educação escolar, particularmente para o ensino fundamental e médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atravessam hoje a dinâmica escolar.
Sobre os motivos pelo qual a escola encontra-se na ordem do dia, assinale V para os motivos verdadeiros e F para os falsos.
( ) Função social da escola.
( ) Gestão educacional.
( ) Sistemas de medição no plano internacional e nacional.
( ) Formação e condições de trabalho de professores.
( ) Manifestações de violência e bullying na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Castro (2009), são princípios para uma proposta de interação escola-família, solução encontrada para tratar a equidade dos alunos, EXCETO:
Sobre o direito à educação e o dever de educar previstos na LDB/1996, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O termo “currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia.
( ) O termo “parâmetro" visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país, se constroem referências nacionais que possam dizer quais os “pontos comuns" que caracterizam o fenômeno educativo em todas as regiões brasileiras.
( ) De acordo com os PCN, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática.
( ) A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania, para deles poder usufruir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os mecanismos de avaliação do ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:
Considerando a CNE/CEB nº 4/2010, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa.
EMBORA
II- Permaneçam individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.
Nesse sentido, sobre a didática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se propõe como princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, buscando compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.
( ) É o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.
( ) Trata das relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.
( ) É o ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“Entende-se por _________ natural a comunidade formada pelos _______ ou qualquer deles e seus ______________. Entende-se por ________ extensa ou _________ aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por ___________ próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade".
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange as responsabilidades da organização da educação no país, assinale F no que for de responsabilidade Federal, E de Estadual e M de Municipal.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
( ) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Conscientizar os alunos da necessidade de não faltar a aula.
( ) Permitir a interdisciplinaridade de forma mais flexível.
( ) Transformar o professor em pesquisador de seu próprio trabalho.
( ) Produzir atividades novas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A imagem a seguir representa uma charge sobre a resistência do docente às novas tecnologias.
São aspectos que motivam a resistência dos docentes às novas tecnologias, EXCETO:
Sobre o Projeto Pedagógico relacione a COLUNA I que apresenta os itens que o compõe com a COLUNA II, que esclarece para que deve ser utilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.