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O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo ou involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é "crescer" e "desenvolver-se"; fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e da sua interação com indicadores do ambiente. Diante da afirmação acima, estabeleça a correta correspondência entre os termos da coluna I e seus respectivos conceitos da coluna II. Coluna I 1- Crescimento 2- Desenvolvimento Coluna II ( ) Refere-se, essencialmente, às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano. ( ) Engloba, simultaneamente, transformações quantitativas e qualitativas nos campos físico, comportamental, cognitivo e emocional, ao longo da vida dos seres humanos. ( ) Caracteriza-se pela sequência de modificações evolutivas em órgãos e sistemas do organismo humano que induzem ao aperfeiçoamento de suas complexas funções. ( ) Corresponde ao processo resultante da multiplicação e da diferenciação celular que determina alterações progressivas no corpo humano. ( ) É entendido como uma interação entre as características biológicas individuais com o meio ambiente ao qual o sujeito é exposto durante a vida. A sequência correta é:

O processo de desenvolvimento humano que se inicia na vida intrauterina e avança até a morte pode ser estudado através de diversos estágios nas diferentes dimensões do comportamento humano. Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, caracteriza-se pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. Nesta etapa as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos, pois o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos. Este período é denominado de:

Dentro do ambiente escolar, deve-se considerar que a avaliação precisa ter um sentido mais amplo; pois permite ao professor não somente atribuir uma nota ao aluno, mas também repensar todo o processo de ensino e aprendizagem, refletindo sobre o planejamento elaborado, os métodos de ensino aplicados, os conteúdos desenvolvidos e, é claro, sobre os critérios e ferramentas utilizados no próprio processo avaliativo. Muitos professores de Educação Física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Ao procederem dessa forma, estes educadores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano denominados:

Durante as aulas de Educação Física, quando o professor avalia o aluno apenas no final do processo ensino aprendizagem, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como:

Na tentativa de aproximar a teoria da prática, de superar os paradigmas de uma concepção estritamente biologicista, e de aplicar uma educação significativa, novas concepções foram lançadas na Educação Física brasileira entre as décadas de 1980 e 1990. Dentre estas, são mencionadas como concepções progressistas, aquelas preocupadas com a formação de sujeitos conscientes, que possam agir com autonomia e capacidade de análise no âmbito da cultura corporal de movimento e também serem capazes de provocar transformações políticas. É considerada concepção progressistas na área da Educação Física a abordagem:

De acordo com Darido (2003), os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física devem ser estruturados segundo sua categoria e organizados em: Conceitual; Procedimental; e Atitudinal. Quando se alude aos Conteúdos Conceituais, faz-se referência à dimensão do comportamento humano denominada:

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte composto por: provas de pista, provas de campo, provas combinadas, o pedestrianismo, e marcha atlética. Dentre as provas de pista, assinale a opção que utiliza a saída baixa durante a partida dos atletas.

Na contração muscular, ocorre a interposição dos filamentos grossos sobre os finos, mecanismo que encurta as miofibrilas e, consequentemente, toda a célula muscular. Quanto mais curtas as células musculares estiverem, maior será a intensidade da contração do músculo. Assinale a opção que corresponde à denominação das proteínas contráteis, que compõem os filamentos grossos e finos presentes na célula muscular:

A Educação Física é uma disciplina considerada por muitos alunos a mais divertida e "legal" do currículo nas escolas, colocando-a em grande vantagem sobre outras; pois o aluno está mais interessado e motivado, participando com mais entusiasmo das atividades propostas. Aliado a isto, é uma disciplina rica em condições de explorar os elementos da cultura corporal mais variados, que foram surgindo com a evolução humana como as brincadeiras, jogos, danças, lutas, ginástica, entre outras. Contudo, com o passar dos anos, os alunos vão perdendo o gosto por essas atividades que eram vistas como as mais divertidas, tornando-se chatas e cansativas, por isso não vemos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental tão empolgados com a prática em comparação com as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que demonstram imensa alegria com as aulas de Educação Física. Diante do exposto no texto acima, este comportamento relacionado com a diminuição do interesse nas aulas de Educação Física está relacionado com:

O tecido muscular esquelético está envolvido no exercício de uma forma voluntária na medida em que o praticante escolhe a forma, a direção e a intensidade com que executa os seus movimentos. Este indivíduo pode orientar o seu esforço de acordo com o feedback sensorial que recebe, nomeadamente, das sensações tácteis, proprioceptivas e de fadiga local e sistêmica. Desta forma, esta condução de informações sensoriais para a medula espinhal e encéfalo a partir do meio externo, realizado pelas terminações nervosas, é executada pela via denominada:

Quando se faz referência aos conhecimentos a serem desenvolvidos durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais tem a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e efetivar os objetivos propostos para a área. Com esse motivo elegeu três critérios para a seleção dos conteúdos: relevância social; características dos alunos; e as características da própria área. Diante do exposto, assinale a opção que estabelece relação direta com a relevância social dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar.

Na década de 80, surgiram perspectivas que apontaram para a reflexão de uma Educação Física como prática corporal de movimento que se consolidaram a partir da década de 90. A tendência pedagógica que apresenta uma preocupação em garantir a especificidade da área da Educação Física e, com a valorização do conhecimento sobre as necessidades e as expectativas dos alunos nas diferentes faixas etárias é denominada:

Dentro do ambiente escolar, os professores de Educação Física devem assegurar-se de que estão lidando com crianças em constante desenvolvimento físico, mental e emocional; e que esse desenvolvimento não ocorre de forma homogênea e isolada nos seres humanos. Assim, o professor deve entender as diversas fases do desenvolvimento motor, bem como as interferências e mudanças que ocorrem em cada uma delas, de forma a desenvolver atividades condizentes com as necessidades e possibilidades dos alunos. Dessa forma, quando o professor atua com crianças na faixa etária entre 2 a 7 anos, entende-se que este educador está estimulando alunos que se encontram na fase motora:

A Antropometria é a parte da Antropologia que trata da mensuração do corpo humano ou de suas partes e que permite o registro das particularidades físicas dos indivíduos. Refere-se à medida do tamanho e da proporção do corpo humano. A massa corporal e a estatura são medidas de tamanho do corpo humano que, juntas, proporcionam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice antropométrico é considerado simples, barato e não requer alto grau de treinamento e habilidade do avaliador. São medidas perfeitas para pesquisas epidemiológicas de larga escala, e permitem informações sobre:

Quanto maior se apresentar o repertório motor de uma criança, mais elevada será a capacidade de aprender e executar outros padrões de movimento. Muitas vezes, movimentos deficientes encontrados em jovens e adultos não ocorrem devido à falta de talento, mas por estimulação inadequada na infância. Dessa forma, torna-se necessário enriquecer a vida da criança com muitos movimentos. De acordo com os ensinamentos da Aprendizagem Motora, os movimentos fundamentais, que devem ser estimulados na infância, podem ser agrupados em três categorias:

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