O processo de tomada de decisão auxilia na solução de problemas ou no enfrentamento de situações adversas. É fato recorrente que, nestes processos, se verifique um elevado grau de subjetividade nas decisões individuais. Observa-se que, em razão da complexidade do ambiente, não existem decisões ótimas e absolutas, ou seja, o decisor precisa escolher entre distintos cursos de ação, cada qual! com suas vantagens e desvatagens, segundo seus critérios de eficiência. Esta circunstância representa um conceito em processo decisório, denominado:
Na doutrina da Administração, a amplitude administrativa é o número ótimo de subordinados que cada gerente pode supervisionar. Se, por uma imposição da cúpula da administração, ocorre a concentração do processo decisorial na cúpula da organização, fica configurado o seguinte fenômeno:
A departamentalização é a designação dada à especialização horizontal na organização por meio da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos relativos aos tipos de departamentalização. I. O tipo territorial é ideal quando o negócio depende do tamanho do cliente. II. O tipo funcional pressupõe uma maior especialização de recursos e utilização de pessoas. É adequado para atividades continuadas e rotineiras. III. A do tipo por projetos é ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes. Está correto o que se afirma em:
Um importante pensador, também conhecido por ter sido um dos "gurus" da qualidade, afirmava que a qualidade deve ser planejada, preocupando-se com o custo das falhas, com o custo da avaliação e com o custo da prevenção. Propôs uma trilogia da qualidade em três fases: planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoramento da qualidade. Assinale a alternativa que assinala o nome deste "guru" da qualidade:
Na TGA, encontra-se, no período da Administração Científica, diversos conceitos que propunham o aumento da eficiência. A distribuição de diferentes atividades entre as pessoas no sentido de aumentar o potencial de capacidades, proporcionar economia de tempo, adquirir habilidades mediante treinamento, gerando aumento da produção, redução de custos e economia de escala é um conceito denominado:
A engenharia simultânea diminuiu os prazos de desenvolvimento dos produtos ao assumir, para a realização em paralelo, várias atividades que eram feitas em série. Essa mudança aumentou o nível de risco de cada projeto, o que forçou a gestão de projetos a recuar em práticas tais como, a existência de gerente de projeto de elevado nível na hierarquia, a documentação exorbitante e a autoridade do gerente de projeto instituída. Essas práticas caracterizam a seguinte abordagem de gerenciamento de projetos:
Na TGA, verifica-se que a Teoria Clássica da Administração se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria Clássica da Administração. I. O controle é a função administrativa que verifica se tudo está ocorrendo de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. II. A hierarquia significa o dever de uma pessoa de prestar contas a seu superior. III. A cadeia de comando é a linha de autoridade que interliga as posições da organização e específica quem se subordina a quem. Está correto o que se afirma em:
O empreendedorismo corporativo não é um fenômeno espontâneo. A cultura empreendedora precisa ser semeada e colhida adequadamente, ou seja, a organização deve criar uma cultura que incentive e desenvolva o espírito empreendedor de seus colaboradores. Analise as assertivas a seguir, relativas às dimensões-chave de uma orientação empreendedora. I. A dimensão "assumir riscos" refere-se à propensão que a organização tem para praticar ações que permitam a superação de rivais de maneira consistente e substancial. II. A dimensão "capacidade de inovação" sugere que as pessoas sejam parte de uma organização líder e não apenas seguidoras de outras. III. A dimensão "agressividade competitiva" é a propensão que a organização tem para praticar ações que permitam que ela supere suas rivais de maneira consistente e substancial.
Para o controle dos insumos da produção, no âmbito de sua gestão, o conjunto de técnicas que emprega uma lista de suprimentos, dados de estoque e plano mestre de produção para calcular as necessidades possui a seguinte denominação:
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com o intuito de assegurar a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria da Burocracia. I. As disfunções da burocracia são características básicas da burocracia e que existem dentro de um amplo espectro ou de um continuum. II. O caráter formal é decorrente de comunicação feita por escrito, a fim de assegurar sua documentação e comprovação. III. A autoridade tradicional se verifica quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque esta sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Está correto o que se afirma em:
Na TGA, verifica-se que a Abordagem Humanística da Administração se caracterizava pela ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Abordagem Humanística da Administração. I. Grupo experimental é aquele formado para participar de uma pesquisa e sujeito a mudanças nas condições de trabalho. II. Grupo de controle é aquele que trabalha sempre nas mesmas condições de trabalho a fim de comparar resultados com o grupo experimental. III. A função social deve proporcionar satisfações aos participantes e manter o equilíbrio interno da empresa. Está correto o que se afirma em:
As organizações se valem do diagnóstico estratégico, também conhecido como análise organizacional ou auditoria interna, para realizar uma avaliação competitiva de suas potencialidades, para serem exploradas, e fragilidades, para serem sanadas. Analise as assertivas a seguir, relativas ao diagnóstico estratégico da organização.
I. Um aspecto a ser avaliado é a forma como as pessoas e as tarefas são organizadas, que se denomina por estrutura.
II. As habilidades são a forma como se desenvolvem os gerentes atuais e futuros.
III. O estilo é representado pela visão e o sentido integrados da organização, bem como pela forma com que se implementam a visão e a direção.
Está correto o que se afirma em: