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Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

As instruções aprovadas por meio do Decreto no 12.998, de 24 de abril de 1918, para os concursos para terceiros oficiais da Secretaria de Estado vêm sendo aperfeiçoadas desde então, mas muitas das instruções então aprovadas permanecem válidas até os dias de hoje.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

A forma nominal “adicionada” (linha 62) concorda em gênero e número com o nome “sentença” (linha 65) a que se refere.

Com base nas ideias do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

O texto critica a ausência de destaque, nas políticas linguísticas brasileiras, às influências das línguas africanas sobre a língua portuguesa.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os termos “às”, em “às influências” (linhas 29 e 30) e “a”, em “a modificações” (linhas 34) introduzem complementos indiretos (respectivamente, nominal e verbal) e são intercambiáveis no texto, sendo correto, portanto, o emprego de a influências e às modificações.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Nas linhas 40 e 41, “solipsistas” e “isolacionistas” aproximam-se semanticamente ao se referirem a preconceitos que aparentam ser expressão do nacionalismo, mas caracterizam-se, de acordo com o autor, por serem expressões solitárias e isoladas.

No que se refere aos aspectos linguísticos e textuais, julgue (C ou E) o item a seguir.

Do texto, infere-se que o acesso permitido pelo Governo da República Federativa do Brasil a pessoas autorizadas pelo Governo da República Federativa do Brasil, pelo Governo dos Estados Unidos da América ou por governos de outros países envolvidos em Atividades de Lançamento não necessariamente implica autorização para monitorar, inspecionar, acessar, acompanhar e controlar o acesso a Veículos de Lançamento e Espaçonaves dos Estados Unidos da América, Equipamentos Afins e (ou) Dados Técnicos, para fins de realizar Atividades de Lançamento.

No que se refere aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Nas linhas 14 e 15 em “‘Multicultural’, entretanto, é, por definição, plural”, a conjunção “entretanto” apresenta a ideia de plural para o multicultural, opondo-se à de singular para o multiculturalismo. Assim, pode ser substituída por conquanto, mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto.

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os adjetivos “original” (linha 8), “moderno” (linha 22) e “revolucionário” (linha 64) são empregados, no texto, em sentido conotativo e, por isso, a opção do autor por
colocá-los entre aspas.

Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Em seu despacho, o chanceler demonstra apoio irrestrito à inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes, dados os dispositivos legais vigentes à época a esse respeito.

Com base nas ideias do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

As polêmicas e os debates acerca da língua portuguesa no decorrer do século 19 constituem-se em um debate político em torno da língua.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

A substituição de “Trata-se” (linha 20) por Esse fato trata-se manteria a correção e a coerência do texto.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

A palavra “como” (linha 64) exprime uma relação de conformidade em “Mas, como observou Décio Pignatari” (linhas 64 e 65), da mesma forma que em “como um adorno exterior” (linhas 77 e 78).

No que se refere aos aspectos linguísticos e textuais, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na linha 10, a forma verbal “possam” refere-se às “Partes”.

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Stuart Hall, utilizando-se da metalinguagem, conceitua os termos “multicultural” e “multiculturalismo”, além de explicar possível sentido no emprego do sufixo ismo, por
meio do recurso da citação.

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item.

No segundo excerto, o narrador mostra-se confuso e contraditório, oscilando entre certeza e incerteza, conhecimento e assombro, realidade e imaginação.

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