Avalie se as afirmativas a seguir, acerca da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, são falsas ou verdadeiras:
→ Em 1871 o coronel norte-americano George Earl Church recebeu concessões dos governos boliviano e brasileiro e constituiu a Madeira & Mamoré Railway Company Limited com o objetivo de construir a ferrovia; suas tentativas ao longo da década de 1870, entretanto, fracassaram redondamente.
→ Em 1882 os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um tratado que incluía aspectos relativos à navegação dos rios de sua fronteira e previa a construção de uma estrada de ferro que ligasse o rio Mamoré ao trecho navegável do Madeira.
→ A partir do Tratado de Petrópolis, assinado em 1903 pelo Brasil e pela Bolívia, o governo brasileiro abriu, em 1905, concorrência pública para a construção da ferrovia; o tratado obrigava o Brasil a construir em território brasileiro uma ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no Rio Madeira, até Guajará Mirim, no Mamoré.
→ Em abril de 1912 a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi concluída, no ponto final em Guajará Mirim.
As afirmativas são respectivamente:
A rede hidrográfica de Rondônia é composta por sete bacias hidrográficas. Fazem parte desse conjunto as seguintes bacias, EXCETO:
O estado de Rondônia NÃO faz limite com:
Avalie se as seguintes afirmativas sobre aspectos históricos do estado de Rondônia estão corretas:
I. Rondônia depende mais da rodovia BR-364 para sua sobrevivência e desenvolvimento do que de sua hidrografia.
II. É a única Unidade da Federação fruto de um tratado internacional.
III. Foi Território Federal antes de ser um Estado.
Assinale a alternativa correta: