A alternativa que descreve adequadamente uma regra oficial do jogo de handebol em relação à duração de uma partida é:
Embora voltados para a Educação Física Escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam questões pertinentes às mais variadas situações de atividades físicas, jogos e competições. Neles são apresentados alguns princípios que devem nortear o trabalho do profissional desta área. Entre esses princípios destaca–se:
Kunz, apresentando a concepção crítico–emancipatória, defende a utilização do esporte no âmbito escolar. Porém “os alunos devem ser instrumentalizados além de capacidades e conhecimentos que lhes possibilitem apenas praticar o esporte”. Segundo o autor, aliada à ação funcional, deve–se desenvolver a seguinte capacidade:
Instituições governamentais ou não governamentais, que pretendam promover algum programa de atividade física nas comunidades, devem priorizar algumas ações iniciais para o sucesso do empreendimento. Entre essas ações, cita–se a seguinte:
João Batista Freire afirma que, assim como o desenvolvimento infantil, os jogos também podem ser divididos nas seguintes fases sequenciais:
Quando a prática pedagógica de um professor de Educação Física está em consonância com a concepção aberta de ensino, sua aula se desenvolve com base nos seguintes fatores:
Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Mesmo sem a presença de equipamento próprio para medir as cifras tensionais, alguns sintomas evidenciam a necessidade de atendimento especializado. Alguns desses sintomas são:
Apesar da propaganda sobre os benefícios trazidos pela prá– tica regular de atividade física, o sedentarismo é uma das preocupações em termos de saúde pública. Para que uma pessoa seja considerada sedentária, seu gasto energético semanal, em kcal, corresponde à seguinte faixa:
No jogo de voleibol, com relação à penetração sob a rede, as regras oficiais determinam que:
Florindo e Hallal apresentam fatores, além do biológico, que indicam a atividade física. Fatores comportamentais, ambientais e socioculturais também apontam para o movimento corporal que resulta num gasto energético. Dessa forma, a atividade física estaria dividida em quatro grandes grupos. São eles:
A Educação Física no Brasil vem sendo, historicamente, objeto de estudo de pesquisadores quanto à sua finalidade e objetivos. São várias as correntes com suas defesas e críticas. Com relação à concepção crítico–superadora, alguns autores a questionam, apresentando o seguinte argumento:
No jogo de Basquete, a bola poderá estar viva ou morta. A afirmativa que está de acordo com as regras determinadas pela CBB é:
De acordo com Freitas, esquema corporal e imagem corporal trazem “noções distintas, embora não opostas, antes complementares”. A alternativa que define essas noções é:
Kunz apresenta os conceitos restrito e amplo quando trata de esporte. Para o autor, o conceito amplo traz a ideia de “corpo vivido” e “se–movimentar”. Por outro lado, o conceito restrito refere–se a:
O processo de “esportivização” dos passatempos populares teve origem na Inglaterra do século XVIII. Esse processo atendeu à necessidade de uma mudança no padrão de comportamento da sociedade presente nessas atividades. Essa necessidade era decorrente do seguinte fator: