Na década de 1980, os orientadores fazem uma reflexão a respeito de seu papel e há uma transformação no discurso da profissão de acordo com o movimento histórico, político e econômico da época. A produção acadêmica na área torna-se mais crítica e questionadora. Nesse âmbito, o OE passa a ter seu papel relacionado com a questão:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, para garantir a qualidade social, a escola deve:
Na educação tecnicista, a OE possui uma linha de trabalho:
Originalmente, a regulamentação da profissão de Orientador Educacional estava estreitamente ligada à sua função de orientação profissional. Nesse contexto, cabia ao OE:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em suas referências conceituais, e, alinhado ao conceito de cidadania que expressa o documento, torna-se exigência do projeto educacional:
Na discussão de objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação, em termos de currículo, o OE:
Trabalhando ideologicamente no sentido de crer que todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades nas escolhas e nas decisões, e fundamentada em um referencial basicamente psicológico, a orientação educacional, em sua prática, utilizava e reforçava a ideologia:
Sobre a abordagem atual do OE na escola, junto aos estudantes, referente às questões do trabalho, identifique a afirmativa correta.
De acordo com Grinspun , “O Brasil foi o primeiro país no mundo a ter a Orientação Educacional proclamada obrigatória através de documento legal.” A OE é instituída legalmente pela primeira vez em nosso país através da(o):
Na consonância de seu trabalho com o PPP da escola, a ação do OE junto aos alunos hoje, deve estar comprometida com:
O orientador hoje tem seu espaço junto aos demais protagonistas da escola. O OE deve estar atento ao trabalho coletivo e harmonioso com os outros agentes de educação. Nesse sentido, o trabalho do OE é:
No momento atual, a ação do orientador junto aos demais educadores possui um caráter:
A Resolução CNE/CEB nº 7, de 14/12/2010, reza que a educação de qualidade deve ser relevante, pertinente e equitativa. De acordo com essa resolução, a relevância refere-se:
De acordo com Grinspun , “Ao declarar-se ‘incompetente’ ante o fracasso escolar, a escola abre caminhos para que o aluno internalize esse fracasso como algo pessoal, social ou biológico.” Cabe ao OE na escola auxiliar na discussão, contribuindo para: