Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio,
analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades,
parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são
suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e
desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem
como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas
anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente
importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes
de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas
naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de
minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos
industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é
expressa em função da concentração de
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e
nas águas naturais são formas importantes de distribuição da
matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários
ambientes naturais está relacionado à presença dessas
substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias
húmicas.
O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula
por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a
forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples
que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram
levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade
tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura
da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas.
O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por
não influenciar na solubilidade das substâncias é
O professor propôs, como introdução ao estudo das reações de
oxirredução, um experimento bem simples para que o aluno
tenha condições de observar um fenômeno que envolve
mudanças visuais muito nítidas desse tipo de reação.
No experimento, o aluno deve acrescentar um comprimido de
vitamina C não efervescente a uma solução de iodo
(farmacêutica) e adicionar água. Nessa reação a vitamina C que é
oxidada promove um descoramento da solução de iodo que é
reduzido.
A transformação que ocorre no iodo pode ser codificada em uma
linguagem química como
Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores
para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos
idealizadores/fundamentos.
1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta
para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções
como as de dialogia e das vozes, considera as interações
verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens,
as vezes contraditórias, que busca a valorização das
contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem.
( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem”
de um novo conhecimento a um conceito já existente na
estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades
desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o
desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com
suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio, esses três domínios são:
Compostos orgânicos de baixa polaridade, como o p-diclorodifenil-tricloro-etano
(DDT), são pouco solúveis em água e muito
solúveis no tecido adiposo.
Quando um pesticida com polaridade semelhante ao DDT passa
da solução aquosa para a gordura dos animais pode ocorrer o
processo apresentado no esquema a seguir.
O processo é denominado
Foi detectada a presença de 32µg de dióxido de enxofre em 100L
de ar de um recinto fechado que se encontra a 25°C (a 1 atm).
A composição em ppm (v/v) desse poluente no recinto,
considerando o comportamento ideal dos gases, é
aproximadamente igual a
Dados: Constante dos gases = 0,082 atm.L.mol–1.K–1. Massa molares
(g.mol–1): S = 32 e O = 16
Com relação às propostas construtivistas e suas derivações
pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a
seguir.
I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo
de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma
hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de
ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos
apontados por alguns autores.
Assinale:
Com relação à abordagem histórico-cultural nas aulas de
Química, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As ideias de Vygotsky e Bakhtin constituem-se como
referenciais teóricos coerentes.
( ) A linguagem assume, nessa perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
( ) A história das ciências assume, nesta perspectiva, um papel
constitutivo na elaboração conceitual.
As afirmativas são, respectivamente,
O triângulo apresentado a seguir representa objetos de interesse
da Química, colocando no centro os materiais e substâncias e, em
cada um dos vértices, aspectos diferentes do conhecimento
químico com eles relacionados.
Segundo a proposta de MACHADO, (2014, p. 157) os vértices
desse triângulo devem corresponder aos seguintes aspectos:
O uso de detergentes na limpeza doméstica e a aplicação de fertilizantes nas lavouras provocam sérios problemas de poluição aquática porque os fosfatos presentes nessas substâncias, como são excelentes nutrientes, podem provocar um excessivo crescimento de algas, o que pode causar o fenômeno da
Os efluentes domésticos e industriais são importantes fontes de
matéria orgânica para águas superficiais. Geralmente, as estações
de tratamento de efluentes apresentam níveis de tratamento
primário, secundário e terciário que dependem do tipo de
efluente que entra e da qualidade desejada para o efluente que
sai.
Sobre os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas
a seguir.
I. O tratamento primário consiste na remoção de sólidos
grosseiros e areia, aumentando a demanda bioquímica de
oxigênio.
II. O tratamento secundário consiste na remoção da matéria
orgânica dissolvida e em suspensão.
III. O tratamento terciário consiste na remoção de poluentes
específicos e dos que não foram eficientemente removidos
no tratamento secundário.
Assinale:
A quantidade de matéria orgânica em águas superficiais e
residuais pode ser expressa por meio da demanda química de
oxigênio (DQO).
A principal reação para estimar o teor de material orgânico em
águas pode ser representada como:
Sobre essa reação, analise as afirmativas a seguir.
I. A matéria orgânica é reduzida formando CO2.
II. O dicromato atua como agente oxidante.
III. O dicromato doa elétrons para a matéria orgânica formarCO2.
Está correto o que se afirma em