A presença da exploração da borracha no Vale do Madeira impulsionou a prosperidade econômica da região em razão da grande demanda internacional por esse produto entre o final do século XIX e o início do século XX. Em relação à mão de obra utilizada na região, é correto afirmar que:
“ Em sua terceira visita Amaz nia desde que assumiu a pasta, o
ministro da Defesa, Jaques Wagner, anunciou apoio à
implementação da Hidrovia do Rio Madeira, que cortará os
estados de Rondônia e do Amazonas.
Orçada em R$ 40 milhões – preço equivalente a apenas 40 km de
rodovia -, a hidrovia terá uma extensão de 1.076 km. Jaques
Wagner acredita que o momento é adequado para o governo
federal investir no transporte hidroviário. "O custo do transporte
nas hidrovias é mais barato e na Amazônia não temos estradas",
disse o ministro.”
(Disponível em http://www.brasil.gov.br/defesa-eseguranca/2015/04/ministerio-defesa-apoia-hidrovia-de-1-076-
km-no-rio-madeira)
A importância do investimento na implementação da hidrovia
mencionada no texto está relacionada principalmente:
Ao longo do século XVII, o território português na América foi
ampliado em razão da formação da União Ibérica (1580/1640). O
território brasileiro saiu de uma faixa litorânea para uma
dimensão continental e, nesse contexto, o território que deu
origem ao atual estado de Rondônia foi ocupado.
Sobre o processo de ocupação do território que deu origem ao
estado de Rondônia, é correto afirmar que:
Do século XIX até meados do século XX, os rios do Estado de
Rondônia foram as principais vias de circulação. Durante o
período áureo da atividade extrativista nos seringais, por
exemplo, esses rios foram a principal forma de acesso aos
diversos seringais existentes.
No mapa acima, estão numerados os principais rios do estado. Os
rios Madeira, Mamoré, Guaporé e Ji-Paraná são,
respectivamente:
A utilização da mão de obra escrava na região norte durante o período colonial brasileiro foi constante. Porém, a população frequentemente usada nesse processo escravista foi a indígena, e não a população negra. Sobre esse aspecto da escravidão na região norte ao longo do período colonial, é correto afirmar que:
A vegetação da Amazônia está dividida em tipos diferentes, cada
um com características e potenciais específicos. Baseado na
imagem apresentada, pode-se caracterizar corretamente essa
diversidade ao se afirmar que:
A construção da rodovia BR-364 possibilitou a maior integração das regiões Norte e Centro-Oeste do país ao restante do território nacional. Antes de sua construção, só se chegava a Porto Velho através da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de balsa ou de avião. A iniciativa de abertura, bem como a inauguração da rodovia, ocorreram no governo: