A respeito da geodiversidade do relevo do Estado de Rondônia,
considere as seguintes afirmativas:
I - No Estado de Rondônia, destacam-se os principais padrões
geomorfológicos: planícies de inundação, baixadas fluviolacustres
e terraços fluviais das várzeas dos rios Madeira-Mamoré-
Guaporé; superfícies aplainadas sobre o embasamento pré-
cambriano; planaltos e serras decorrentes de dobramentos
modernos.
II - As maiores elevações encontram-se nas Serras dos Pacaás
Novos e Parecis, atingindo altitudes superiores a 1000 metros
acima do nível do mar.
III - Na faixa sudoeste do estado, na fronteira com a Bolívia,
ocorre uma vasta bacia sedimentar quaternária que se espraia
pelo território boliviano, denominada Depressão do Guaporé.
Está correto o que se afirma em:
“Rondônia passou (...) a representar novamente uma fronteira de expansão da produção de soja, e os atores econômicos devem dar o devido destaque para esse espaço juntamente com o Estado do Mato Grosso.” (EG ER, Claudio. A Pré-Amazônia Mato-Grossense no Contexto Nacional e Sul Americano. In: Expansão da Soja na Pré-Amazônia Mato-Grossense: Impactos Socioambientais. Cuiabá-MT: Entrelinhas: EdUFMT, p. 15-34, 2007) A expansão da produção de soja no Estado de Rondônia ocorreu, principalmente:
“A permanência do Presidente da República em Porto Velho
serviu para assentar as bases da criação de um Território Federal
nas áreas dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim..."
(PINTO, Emanuel Pontes. Território Federal do Guaporé. Viaman,
2003)
A criação do Território do Guaporé foi motivada pela:
A região Norte, em especial o Vale do Madeira, teve a sua
economia baseada no extrativismo e, como decorrência da sua
formação social, o trabalho indígena, escravo ou não, foi
largamente utilizado. No entanto, no início do século XX, ocorreu
uma alteração nesse quadro relativo à mão de obra, com a não
utilização de indígenas.
O fator que justificou tal alteração foi:
Em 2012, foi comemorado o centenário de inauguração da
ferrovia Madeira-Mamoré. Tal construção, vista como difícil e
complexa, com tentativas fracassadas no século XIX, custou a vida
de inúmeros operários, e, durante o período da ditadura militar
no país, acabou desativada, no governo do presidente Castelo
Branco, em 19A justificativa para tal medida foi: