Considerando a compreensão do termo saber escolar, assinale a
afirmativa incorreta.
A relação professor-aluno deve ser compreendida, no contexto
escolar, a partir da opção teórico-metodológica adotada pela
instituição.
A respeito do papel do aluno na Teoria Construtivista assinale a
afirmativa correta.
Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos
resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na
condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento
estratégico assume centralidade para o alcance de padrões
educacionais de desempenho.
Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação
estabelecida entre elas.
A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC
optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE
Escola) como instrumento para melhorar a performance das
instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em
relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o
PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.
PORQUE
O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do
desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade
de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as
prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para
alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo
com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e
avaliar o próprio desempenho.
A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.
“A incessante flutuação da identidade adolescente, que se projeta
como identidade adulta num futuro bem próximo, adquire
caracteres que costumam ser angustiantes e que obrigam a um
refúgio interior que é muito característico".
Analise as afirmativas a seguir e marque ( V ) para as verdadeiras e
( F ) para as falsas.
( ) É necessário um trabalho em rede entre todos os setores
pelos quais passa o adolescente, para a criação de novos
espaços de informação, inclusão e reinserção social.
( ) É comum por parte do adolescente a utilização da droga por
curiosidade ou afirmação no grupo.
( ) A complexidade do envolvimento em atos infracionais na
adolescência revela os frágeis alicerces que sustentam a
formação destes indivíduos.
As afirmativas são, respectivamente,
A nova perspectiva da Didática assume a multidimensionalidade
do processo de ensino-aprendizagem, que deve abarcar a técnica
e o contexto social, político e econômico.
Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
No Art. 38 da Resolução n. 4/10, que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, consta que
“deve ser considerada a participação da comunidade na definição
do modelo de organização e gestão da escola, bem como suas
estruturas sociais, suas práticas socioculturais e religiosas, suas
formas de produção de conhecimento, processos próprios e
métodos de ensino-aprendizagem e suas atividades econômicas".
Essas normas atendem à organização de escola para
Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise
as afirmativas abaixo:
I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento
II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos
pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é
o grande mediador.
III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de
destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas
consideradas como constituidoras do sujeito.
Assinale:
“A avaliação do projeto político-pedagógico é um ato dinâmico
que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico."
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de ações
que envolvem a avaliação do projeto político-pedagógico (PPP).
“A educação deve promover o desenvolvimento da razão
científica, para compreender e dominar o mundo que a cerca."
A declaração acima pode ser associada à seguinte corrente
filosófica da educação:
A política de financiamento da educação brasileira conta com o
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
Valorização do Magistério (FUNDEB), Lei 11.494/ 2007.
Em relação a este Fundo, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi criado em substituição ao FUNDEF e é formado por
parcela financeira de recursos federais e de recursos
provenientes dos estados, municípios e do Distrito Federal.
II. O acompanhamento e o controle social da gestão do Fundo
ocorrem através dos Conselhos do FUNDEB, organizados nos
estados, municípios e no Distrito Federal.
III. A parcela mínima de 60% do Fundo deve ser utilizada para
remuneração dos profissionais do magistério, em efetivo
exercício na educação básica.
Assinale a alternativa correta:
Com relação às políticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir.
I. Têm como objetivo combater toda e qualquer forma de
exclusão que impeça o acesso a maior igualdade de
oportunidade e condições.
II. Corrigem as fragilidades de uma universalidade focalizada em
todo e cada indivíduo e que, em uma sociedade de classes,
apresenta graus consideráveis de desigualdade.
III. São estratégicas para focalizar grupos socialmente
vulneráveis.
Assinale:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um
indicador que combina o desempenho médio em Língua
Portuguesa e em Matemática na Prova Brasil com o tempo médio
de conclusão da correspondente etapa escolar. Este indicador foi
criado para acompanhar a evolução da educação para todo o
Brasil, de acordo com o Art. 9º da LDB/1996
A existência de um indicador com esta característica pode ser
considerada um marco na política educacional uma vez que
Entenda por que redação do Enem com hino e miojo não vale
nota zero
Segundo órgão que aplica o Enem, fuga do tema foi parcial nas
redações.
Textos com hino do Palmeiras e receita de miojo tiveram nota
500 e 560
“Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que
inseriram uma receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras na
redação disseram ao G1 que esperavam tirar nota zero na prova.
Segundo eles, a intenção era testar o sistema de correção da
prova de redação. No entanto, de acordo com Paulo Portela,
diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
(Cespe), órgão da Universidade Federal de Brasília (UnB)
responsável pela aplicação do Enem, o edital do exame tem
regras claras sobre as transgressões que anulam a prova. E
trechos fora de propósito escondidos entre parágrafos
pretensamente sérios não configuram uma fuga completa ao
tema. Esta falha só existe se o candidato não cita a proposta da
prova em nenhuma parte de seu texto.”
(Publicado no site G1.com.br em 21/3/2013)
De acordo com o item 14.9 do Edital nº 3, de 24 de maio de 2012,
são condições para atribuição de nota zero na redação da prova
do ENEM:
A Teoria do Capital Humano tem impacto significativo no âmbito
da sociologia da educação. Entre as afirmativas abaixo, aquela
que não representa esta teoria é:
Piaget identificou diferentes estágios do desenvolvimento, cada
qual com suas respectivas características.
Sobre o estágio lógico-formal, analise as afirmativas a seguir.
I. O pensamento lógico-formal, característico da criança a partir
dos doze anos, afasta-se do nível concreto.
II. As operações formais recaem sobre hipóteses e não mais
somente sobre os objetos.
III. A presença do pensamento combinatório é própria do
período das operações formais.
Assinale: