Como é chamado “O conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos”.
“(…) a criança aprende brincando” (LOPES, 2011).
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo e as brincadeiras como práticas curriculares.
1. Eleger a Situação de Movimento para educar é coerente com a situação existencial das crianças, cuja característica primordial é a movimentação.
2. O brinquedo tem a função apenas de dar prazer à criança.
3. A criança que brinca está desenvolvendo sua linguagem oral, seu pensamento associativo e suas habilidades auditivas e sociais.
4. É fundamental a compreensão dos diferentes estágios do desenvolvimento mental infantil para proporcionar às crianças brinquedos adequados e diversificados.
5. O jogo para crianças de um ano de idade nunca deverá ser promovido através da mediação do adulto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“Programas de Educação Física de base desenvolvimental têm potencial de incrementar o funcionamento perceptivo-motor” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
A consciência espacial é um componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor e pode ser dividido em duas categorias.
Assinale a alternativa que apresenta as duas categorias citadas.
Para Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), “o aprendizado de uma nova habilidade de movimento pode ser visto a partir da perspectiva dos níveis e estágios, que fornece ao professor indicações específicas para maximizar o aprendizado”.
Assinale a alternativa que contém os níveis indicados pelos autores.
“O desenvolvimento de capacidades locomotoras fundamentais fornece ao bebê recursos para explorar o mundo em rápida expansão” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
“Nas décadas de 1970 e 1980 surgem movimentos renovadores na Educação Física” (CASTELLANI FILHO et al., 2009).
Qual é a “Concepção que privilegia o estímulo ao desenvolvimento psicomotor, especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o idealizador, melhoram através da prática do movimento”?
“O fornecimento de informação dada pelo professor para facilitar o processo de aquisição de habilidades pelo aprendiz é conhecido como feedback aumentado” (MAGILL, 2017).
Segundo o autor citado, quais são os dois papéis no processo de aprendizagem que o feedback aumentado desempenha?
Associe a coluna 1 com os conceitos da coluna 2, de acordo com os conhecimentos das concepções e tendências da Educação Física escolar.
Coluna 1 Concepções e Tendências
1. Desenvolvimentista
2. Ensino Aberto
3. Sistêmica
4. Educação Física Plural
5. Construtivista
Coluna 2 Conceitos
( ) Aponta a importância de a Educação Física na escola considerar o conhecimento motor e cultural que a criança já possui.
( ) Propõe uma interação entre o professor e o aluno em diferentes etapas de ensino que incluem a escolha dos conteúdos, o planejamento e a determinação dos objetivos.
( ) Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre a diversificação e a complexidade dos movimentos.
( ) Tem como eixo principal integrar o aluno nas práticas corporais, ressaltando o princípio da não exclusão e da diversidade de conteúdos, segundo o qual nenhuma atividade poderá excluir qualquer aluno das aulas da Educação Física.
( ) Entende o movimento como técnica corporal construída e definida culturalmente e que se caracteriza pelo seu meio social, propondo o atendimento à totalidade dos alunos sem exclusão durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“É na Educação Física que os aprendentes, tomam contato ou reinventam a cultura lúdica” (BETTI & GOMES DA SILVA, 2019).
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo.
1. O jogo é parte essencial do trabalho pedagógico.
2. O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.
3. O não jogo tem um caráter educativo por si só.
4. No jogo nunca ocorrem frustração, desprazer e conflitos interpessoais.
5. Quanto maior o número de jogos que levarmos para a escola, maiores serão as possibilidades de vivência cultural pelos aprendentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“No comportamento motor, o estudo das diferenças individuais tem se concentrado na identificação e na mediação de capacidades motoras” (MAGILL, 2017).
As capacidades motoras são descritas como uma das três capacidades humanas que afetam o desempenho das habilidades motoras.
Qual é a capacidade associada à facilidade da pessoa em resolver problemas de complexidade crescente, e com velocidade em processar as informações necessárias à resolução do problema?
“Nos jogos cooperativos o mais importante é a colaboração de cada um (…)” (AMARAL, 2004).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Não é a sua natureza, mas suas regras que mais claramente definem se o jogo é competitivo ou cooperativo.
( ) É importante não apenas conhecer os jogos e aplicá-los, mas essencialmente refletir sobre suas regras.
( ) O jogo constitui uma ferramenta pedagógica promotora apenas do desenvolvimento social e motor.
( ) A aprendizagem somente se concretizará por meio de jogos quando os mesmos estiverem imersos em um projeto, com etapas claramente estabelecidas.
( ) O jogo possui características importantíssimas em todas as etapas da vida da criança. Por sua característica motora, deve ser objeto apenas da Educação Física escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Lopes (2011) apresenta os objetivos pedagógicos dos jogos no contexto escolar.
Assinale a alternativa que apresenta três objetivos citados pelo autor.