Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 12 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Como é chamado “O conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos”.

“(…) a criança aprende brincando” (LOPES, 2011).

Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo e as brincadeiras como práticas curriculares.

1. Eleger a Situação de Movimento para educar é coerente com a situação existencial das crianças, cuja característica primordial é a movimentação.

2. O brinquedo tem a função apenas de dar prazer à criança.

3. A criança que brinca está desenvolvendo sua linguagem oral, seu pensamento associativo e suas habilidades auditivas e sociais.

4. É fundamental a compreensão dos diferentes estágios do desenvolvimento mental infantil para proporcionar às crianças brinquedos adequados e diversificados.

5. O jogo para crianças de um ano de idade nunca deverá ser promovido através da mediação do adulto.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“Programas de Educação Física de base desenvolvimental têm potencial de incrementar o funcionamento perceptivo-motor” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).

A consciência espacial é um componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor e pode ser dividido em duas categorias.

Assinale a alternativa que apresenta as duas categorias citadas.

Para Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), “o aprendizado de uma nova habilidade de movimento pode ser visto a partir da perspectiva dos níveis e estágios, que fornece ao professor indicações específicas para maximizar o aprendizado”.

Assinale a alternativa que contém os níveis indicados pelos autores.

“O desenvolvimento de capacidades locomotoras fundamentais fornece ao bebê recursos para explorar o mundo em rápida expansão” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

“Nas décadas de 1970 e 1980 surgem movimentos renovadores na Educação Física” (CASTELLANI FILHO et al., 2009).

Qual é a “Concepção que privilegia o estímulo ao desenvolvimento psicomotor, especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o idealizador, melhoram através da prática do movimento”?

“O fornecimento de informação dada pelo professor para facilitar o processo de aquisição de habilidades pelo aprendiz é conhecido como feedback aumentado” (MAGILL, 2017).

Segundo o autor citado, quais são os dois papéis no processo de aprendizagem que o feedback aumentado desempenha?

Associe a coluna 1 com os conceitos da coluna 2, de acordo com os conhecimentos das concepções e tendências da Educação Física escolar.

Coluna 1 Concepções e Tendências

1. Desenvolvimentista

2. Ensino Aberto

3. Sistêmica

4. Educação Física Plural

5. Construtivista

Coluna 2 Conceitos

( ) Aponta a importância de a Educação Física na escola considerar o conhecimento motor e cultural que a criança já possui.

( ) Propõe uma interação entre o professor e o aluno em diferentes etapas de ensino que incluem a escolha dos conteúdos, o planejamento e a determinação dos objetivos.

( ) Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre a diversificação e a complexidade dos movimentos.

( ) Tem como eixo principal integrar o aluno nas práticas corporais, ressaltando o princípio da não exclusão e da diversidade de conteúdos, segundo o qual nenhuma atividade poderá excluir qualquer aluno das aulas da Educação Física.

( ) Entende o movimento como técnica corporal construída e definida culturalmente e que se caracteriza pelo seu meio social, propondo o atendimento à totalidade dos alunos sem exclusão durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“É na Educação Física que os aprendentes, tomam contato ou reinventam a cultura lúdica” (BETTI & GOMES DA SILVA, 2019).

Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo.

1. O jogo é parte essencial do trabalho pedagógico.

2. O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.

3. O não jogo tem um caráter educativo por si só.

4. No jogo nunca ocorrem frustração, desprazer e conflitos interpessoais.

5. Quanto maior o número de jogos que levarmos para a escola, maiores serão as possibilidades de vivência cultural pelos aprendentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“No comportamento motor, o estudo das diferenças individuais tem se concentrado na identificação e na mediação de capacidades motoras” (MAGILL, 2017).

As capacidades motoras são descritas como uma das três capacidades humanas que afetam o desempenho das habilidades motoras.

Qual é a capacidade associada à facilidade da pessoa em resolver problemas de complexidade crescente, e com velocidade em processar as informações necessárias à resolução do problema?

“Nos jogos cooperativos o mais importante é a colaboração de cada um (…)” (AMARAL, 2004).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Não é a sua natureza, mas suas regras que mais claramente definem se o jogo é competitivo ou cooperativo.

( ) É importante não apenas conhecer os jogos e aplicá-los, mas essencialmente refletir sobre suas regras.

( ) O jogo constitui uma ferramenta pedagógica promotora apenas do desenvolvimento social e motor.

( ) A aprendizagem somente se concretizará por meio de jogos quando os mesmos estiverem imersos em um projeto, com etapas claramente estabelecidas.

( ) O jogo possui características importantíssimas em todas as etapas da vida da criança. Por sua característica motora, deve ser objeto apenas da Educação Física escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Lopes (2011) apresenta os objetivos pedagógicos dos jogos no contexto escolar.

Assinale a alternativa que apresenta três objetivos citados pelo autor.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282