Respeitam-se plenamente as normas de concordância verbal na frase:
Transpondo-se para a voz ativa a frase Ataca-se o mestre, descobre-se que ele o não é, as formas verbais deverão ficar
Ao se compor esse “retrato de um amigo”, estabeleceu-se, basicamente,
O segmento Mesmo sua tristeza nos parecia meio juvenil, que introduz o último período do texto, pode ser substituído, sem prejuízo para a coesão e o sentido desse período, por:
Eu vos pergunto: pode a experiência do mais velho servir às hesitações do jovem, fazer o jovem superar essas hesitações, convencer o jovem a não mais render culto às hesitações?
Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
Considerando-se o contexto, está adequadamente interpretado o sentido de uma expressão do texto em:
Um deus a quem se delegam todas as decisões exime-nos de nossas culpas.
Numa nova redação, a frase acima permanecerá gramaticalmente correta caso se substituam os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
Entre modos ou gêneros textuais representados no texto, este segmento caracteriza-se predominantemente como
Um posicionamento diante da aceitabilidade ou não da pena de morte, segundo o autor do texto, deve considerar
Os tempos e os modos verbais estão adequadamente articulados na frase:
Ao considerar as relações entre seu amigo e a sua cidade, a autora recorre a alguns paradoxos, como o que ocorre entre os segmentos:
Ao abordar a relação que costuma existir entre jovens escritores e escritores maduros, Carlos Drummond de Andrade considera que