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Com a perspectiva de oferecer ao cidadão mecanismos

que lhe permitam acompanhar a tramitação dos documentos

de seu interesse, além de incentivar a padronização

das informações relevantes sobre os documentos (avulsos

ou processos), o Ministério do Planejamento, Orçamento e

Gestão e o Arquivo Nacional elaboraram o Projeto Protocolo

Integrado, cuja primeira versão foi divulgada em

maio de 2012.O projeto atribui códigos ao status do documento,

prevendo 8 (oito) possibilidades: 01.em tramitação

− em análise; 02.em tramitação − em diligência; 03.em

tramitação − em exigência; 04.extraviado; 05.arquivado;

06.arquivado no Arquivo Nacional; 07.eliminado; e 08.

A Resolução no 89, de 28 de agosto de 2012, que regula a

Lei de Acesso à Informação no âmbito do Ministério Público

da União e dos Estados, estabelece, entre outras

medidas, que

I.o acesso aos procedimentos investigatórios cíveis e

criminais, aos inquéritos policiais e aos processos

judiciais em poder do Ministério Público segue

normas legais e regulamentares específicas.

II.o Ministério Público oferecerá meios para que o

próprio requerente pesquise a informação de que

necessita, exceto a de caráter eminentemente privado.

III.os órgãos do Ministério Público deverão informar

mensalmente à Ouvidoria do Conselho Nacional do

Ministério Público todas as decisões que, em grau

de recurso, negarem acesso a informações.

Está correto o que se afirma em

A migração de objetos digitais ameaçados de obsolescência ocorre por

Autenticidade é a qualidade de um documento

Os sistemas de arquivo, no Brasil, são entendidos como conjuntos de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, desenvolvem objetivos comuns e funcionam de modo

Na implantação de programas de gestão de documentos no Brasil, um dos maiores problemas enfrentados pelos arquivistas tem sido

As atribuições do Arquivo Nacional brasileiro alcançam tanto a esfera federal como a nacional. Dentre tais atribuições, tem alcance exclusivamente nacional

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No cumprimento da Lei de Acesso à Informação, os órgãos

públicos devem manter sítios oficiais na internet,

observando, entre outros requisitos,

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Ao comparar documentos de arquivo com os produzidos pela chamada história oral, Henry Rousso afirma que tais fontes são

bem diferentes.

Elas não são produzidas na mesma hora: uma é contemporânea dos fatos, a outra posterior; elas não têm as mesmas

condições de abundância, já que nenhuma pesquisa oral, mesmo sistemática, pode rivalizar com a massa de documentos de

todo tipo produzidos pelo mais insignificante organismo, sobretudo público; elas não têm as mesmas finalidades: uma é de

caráter memorial, pretende ser um vestígio induzido, consciente e voluntário do passado; a outra é funcional antes de ser

vestígio, tanto é verdade que ninguém pode prever com certeza se este ou aquele documento será conservado ou não, e por

quanto tempo.

(O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 1996. p. 85-91)

Pode-se afirmar que

Ao analisar a natureza dos documentos de arquivo, o renomado arquivista norte-americano T. R. Schellenberg afirma que, para caracterizá-los, o importante é verificar

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