Embora não haja menção na estrutura organizacional do Almoxarifado, o controle deve fazer parte do conjunto de atribuições de cada setor funcional envolvido sendo: recebimento, armazenagem e distribuição. Assim, é correto afirmar que:
I - Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de responsabilidade do recebedor a conferência dos materiais destinados ao Órgão.
II - A armazenagem dos materiais no Almoxarifado obedece a cuidados especiais, que devem ser definidos no sistema de instalação e no layout adotado, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena do edifício e a ordenação da arrumação.
III - A distribuição dos materiais estocados deve ser realizada mediante programação ou necessidade dos demais departamentos do Órgão, a qual normalmente se faz por meio de requisição específica.
Os principais elementos componentes da ética profissional são:
Com referência à Estrutura e à atuação funcional na Classificação dos Órgãos, eles assim se dividem:
Esta atividade tem por objetivo garantir a adequação do material ao fim que se destina. Esta atividade deve ser efetuada pela equipe técnica e visa garantir o recebimento adequado do material. Devem ser utilizadas nesta atividade a inspeção, a verificação da especificação do material e alternativas aprovadas; desenhos e catálogos técnicos; dentre outros. Estamos diante de: