Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 30 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que

No enunciado: “Se há uma coisa sobre a qual analistas concordam no Brasil, é ...", a preposição que rege o pronome relativo poderia ser substituída, promovendo uma melhor estruturação da oração adjetiva.

Relacionamos abaixo algumas paráfrases correspondentes:

I- “Se há uma coisa em que analistas concordam no Brasil, é ..."

II- “Se há uma coisa cujos analistas concordam no Brasil, é ..."

III- “Se há uma coisa que na qual analistas concordam no Brasil, é ..."

IV- “Se há uma coisa com a qual analistas concordam no Brasil, é ..."

V- “Se há uma coisa onde analistas concordam no Brasil, é ..."

 

Está (ao) CORRETA(s) apenas a(s) paráfrase(s)

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

O texto reflete subjetivamente sobre o ato de ler. Analise as proposições e marque a alternativa adequada, em relação ao que sugere o texto.

I- A leitura deve ser uma prática de caráter íntimo, reservado, solitário, dissociado da comunhão de ideias e experiências.

II- A leitura, além de propagar formas de saber, transforma o conhecimento e é capaz de iluminar a vida do homem, garantindo-lhe liberdade e autonomia.

III- A leitura é formada por mentalidades, ideias, pelo cotidiano e pelas relações que estabelece com a emoção, a cultura e a beleza.

Está (ão) CORRETA (s), apenas

A respeito do enunciado “Eleger a língua oral como conteúdo escolar exige o planejamento da ação pedagógica de forma a garantir, na sala de aula, atividades sistemáticas de fala, de escuta e reflexão sobre a língua" (PCN Língua Portuguesa, p. 49). Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.

( ) Não é papel da escola ensinar a modalidade oral, pois os alunos aprendem muito antes da idade escolar.

( ) O desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade.

( ) As atividades de uso e as de reflexão sobre a língua oral devem ser contextualizadas no processo de ensino, pois a exposição oral permite a articulação de diversificados conteúdos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Os atuais livros eletrônicos oferecem um aporte intelectual para entender as profundas e relevantes mudanças que estão se processando no universo da editoração.

Marque a alternativa que está em sintonia com esta assertiva.

O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.

(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas

(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF

(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras

(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina

(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade

( ) esse fenômeno global

( ) Nesse contexto

( ) esse fenômeno

( ) a desconfiança

( ) Esse desencantamento

A sequência CORRETA é:

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:

I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.

II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.

III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.

IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.

V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.

É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas

Em relação ao poema de Drummond, analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.

( ) O poema expressa a perplexidade de quem, na escola, se encontra frente a frente com uma língua que parece outra.

( ) O poema mostra que existe uma gramática particularizada que contempla os usos considerados aceitáveis na ótica da língua prestigiada socialmente.

( ) O poema enseja uma reflexão sobre as aulas de Português que devem ser pautadas numa “linguagem na superfície estrelada das letras".

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Maria Helena Martins diz que tudo que impressiona a nossa mente jamais é esquecido, mesmo que permaneça na obscuridade do inconsciente.

Nesta perspectiva,

O estudo da língua portuguesa deve objetivar a amplidão de todas as competências que a atividade verbal prevê. Isso implica promover o desenvolvimento de capacidades para

I- ler e entender um texto, de qualquer dimensão, de qualquer gênero.

II- se expressar por escrito, conforme a solicitação do momento, de forma clara, precisa, coesa, coerente e relevante.

III- fazer uma prova, pontual, específica, limitada por um tempo e por uma série de outras determinações técnicas.

Analise as proposições e marque a alternativa adequada. Está (ão) CORRETA (s), apenas

“As leituras do professor são relevantes para a construção de sua identidade profissional, elemento constitutivo da profissão docente". (Kleiman, 2001 p. 119).

Do enunciado, pode-se depreender que

( ) as práticas e leitura do professor podem produzir efeitos significativos em seu desempenho profissional.

( ) a leitura é uma atividade dialógica intertextual que conduz à elaboração de redes de conhecimento que atuam no processo de constituição identitária do professor.

( ) o livro didático é importante e apenas ele preenche as necessidades de leitura do professor, atendendo os objetivos de seu plano de trabalho.

Analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

É por meio da noção de produção de gêneros textuais que percebemos o papel dialógico e social da linguagem. Neste sentido, em relação ao gênero textual acima, analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para Falsa.

( ) Os gêneros textuais apresentam aspectos específicos que definem sua composição, esfera comunicativa e o contexto em que vai circular.

( ) O texto faz uma caracterização estereotipada e preconceituosa dos alunos que são falantes de variedades linguísticas estigmatizadas e diferentes da norma urbana de prestígio.

( ) O gênero textual humorístico (piada) não deve ser trabalhado em sala de aula, pois não propicia a interação verbal da linguagem.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.

A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282