Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

No sistema de classificação dos esportes que considera como critério a relação com o adversário, os esportes técnico-combinatórios se inserem na categoria denominada “sem interação com o adversário”.

Considerando as características dos esportes técnico-combinatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Nesses esportes são comparadas as execuções dos movimentos, bem como o grau de dificuldade com o qual os mesmos são realizados.
(   ) A avaliação do desempenho do praticante é centrada na beleza e no grau de agilidade das técnicas de movimento utilizadas.
(   ) Nesse conjunto de esportes é necessário levar em consideração que os adversários estarão buscando, ao mesmo tempo, alcançar o mesmo objetivo.
(   ) O desempenho do praticante deve ser avaliado respeitando padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras das modalidades específicas.

A sequência está correta em

Considerando a multiplicidade de práticas esportivas existentes no mundo contemporâneo, torna-se desafiador para o professor de educação física administrar o tempo de ensino-aprendizagem para que alunos e praticantes tenham acesso a maior diversidade possível, tanto de modalidades esportivas quanto de conhecimento sobre cada uma delas. Nesse sentido, diferenciar os esportes levando em consideração as expectativas que são estabelecidas em relação ao nível de aprendizagem que os alunos buscam e conseguem atingir em cada modalidade caracteriza-se como um importante processo.

Essas expectativas de aprendizado podem ser estabelecidas a partir da classificação das práticas esportivas em duas categorias; assinale-as.

O trato das danças circulares na educação física escolar pode proporcionar aos alunos maior expressividade por meio de gestos e movimentos; intervindo, positivamente, em seu crescimento pessoal, agregando como importante valor o sentido cooperativo ao interagir com os outros e com o meio.

Sobre danças circulares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Retratam eventos e marcos importantes do mundo. Desse modo, podem ser tomadas como uma possibilidade de contribuição para a formação do indivíduo, seja em relação a sua própria pessoa ou no que tange ao seu lugar na sociedade.

(  ) Também são reconhecidas como danças folclóricas ou populares ou, ainda, danças circulares sagradas, nas quais se utilizam repertórios do folclore de diferentes povos, além de serem normalmente vivenciadas com os passos originais, movimentos trazidos da própria região de onde elas se originam.

(  ) Podem ser associadas a diferentes momentos da vida, retratando, assim, o nascimento, o casamento, a colheita, a morte, dentre outros eventos importantes da vida humana, podendo ser caracterizadas como celebrativas, energizantes, meditativas e introspectivas.

(  ) Seu conceito foi engendrado ainda no início do século XX, em uma comunidade sacra localizada na Escócia, pelo espiritualista alemão Bernhard Wosien, que, ao intensificar seus estudos, pesquisou e resgatou danças de roda e danças sagradas, elaborando, em seguida, uma coletânea.

A sequência está correta em

O futebol possui um papel relevante na construção da identidade nacional e na formação cultural do povo brasileiro. Ainda que não seja possível generalizar a influência do futebol na sociedade brasileira, de alguma forma, a maioria das pessoas está exposta aos seus códigos e signos culturais e, sem dúvidas, a mídia assumiu importante lugar nesse processo de difusão do futebol.

Sobre a relação entre mídia, futebol e o seu ensino na educação física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) É necessário que o professor proponha uma análise crítica sobre o discurso midiático do futebol no contexto educacional, para que se possa, pedagogicamente, oferecer condições para que os estudantes desvendem os interesses e valores veiculados pela mídia acerca dessa prática esportiva.

(  ) Os meios midiáticos atuam, de forma significativa, tanto na elaboração quanto na legitimação de estruturas para a interpretação de sentido e significados atribuídos ao futebol. Ao mesmo tempo em que difundem conhecimentos acerca desta prática, também apresentam um conjunto de códigos para que a sociedade possa decifrar as ideias transmitidas.

(  ) Os meios de comunicação de massa têm proporcionado um canal privilegiado para a divulgação do futebol, movimento este que reforça a veiculação de códigos pertencentes à cultura do futebol, ao mesmo tempo em que ignora as transformações da modalidade e a compreensão dos espectadores, leitores e ouvintes.

(  ) Abordar o futebol no ambiente escolar como mera reprodução do capitalismo e das mensagens enviadas pela mídia caracteriza-se como uma visão simplista desse fenômeno, desconsiderando, inclusive, a riqueza da dinâmica cultural do cotidiano escolar em que se insere diversas práticas que resistem a esse ideário.

A sequência está correta em

Considera-se a importância de que a educação física continue a ampliar seu olhar e perspectiva sobre os corpos para que se
incluam as diversidades corporais e identidade de gênero em suas teorias e práticas. Dessa forma, é analisado como as
atividades físicas são recursos utilizados por pessoas transexuais ao longo do processo de mudanças corporais para construir
um corpo segundo as características do gênero o qual elas se identificam. Destaca-se o fato do Comitê Olímpico Internacional
(COI), em 2016, ter liberado a participação de pessoas transexuais em competições oficiais. Assinale, a seguir, a afirmativa
que corresponde à única restrição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2016.

A capoeira é uma prática cultural corporal brasileira com longa tradição histórica, podendo ser incorporada na disciplina de educação física por conter a presença de luta, dança e jogo; além de ser facilmente incorporada junto às aulas de ginástica, por serem ambas práticas corporais polissêmicas e multifacetadas, revelando muitas aproximações.

São consideradas características em comum entre a capoeira e a ginástica, EXCETO:

O conteúdo de luta é previsto como prática pedagógica conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais. A valorização de lutas oriundas dos vários estados brasileiros é uma forma de incentivar a diversidade dos valores socioculturais, fomentando a discussão sobre lutas regionais. Por exemplo, a luta marajoara, que é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco estudada, entretanto praticada tradicionalmente no Arquipélago do Marajó, e passando por um iminente processo de esportivização.

Sobre as características de lutas regionais, assinale a afirmativa correta.

“O alcance do esporte no mundo contemporâneo o coloca como um dos mais representativos fenômenos socioculturais da atualidade. Sua prática tem sido realizada, de modo expressivo, tanto em ambientes formais quanto não formais de ensino, considerando o seu caráter competitivo e recreativo. Desse modo, o esporte se trata de um ________________ que pode ocorrer em _______________________ de prática, com diferentes níveis de exigência, bem como a partir de diferentes ___________________ atribuídos a ele por seus praticantes e apreciadores.”

 

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

O handebol, no que diz respeito a sua lógica interna, caracteriza-se como um “esporte de invasão”, cujo objetivo é a tentativa das equipes em ocupar o setor da quadra defendido pelo adversário para marcar gols, protegendo, simultaneamente, sua própria meta. A técnica empregada nessa modalidade requer muita precisão e eficiência, tanto nas finalizações quanto nos passes. Assim, as “combinações táticas” (meios táticos) ocorrem com bastante frequência. Em todo ataque é possível observar a presença desse importante e decisivo elemento do desempenho esportivo.

Assinale, a seguir, as três “combinações táticas” (meios táticos) do handebol.

Na relação da sociedade com o esporte na atualidade, há uma tendência frequente de que a iniciação esportiva ocorra de modo cada vez mais precoce, no intuito de se obter, rapidamente, sucesso e vitórias. Em contrapartida, observa-se que, muitas vezes, essa atitude torna-se contrária às necessidades das crianças, em especial do ponto de vista motor. Isso porque deve ser considerada a importância da variedade de experiências nessa fase, principalmente para ampliar o acervo motor da criança e para que ela possa, de maneira autônoma, optar pela modalidade que deseja praticar. No caso da Ginástica Artística (GA), a precocidade é ainda mais comum em virtude de argumentos que associam o sucesso na modalidade à menor dimensão corporal dos praticantes, argumento este que tem provocado intensos debates entre os especialistas da área.

Considerando as categorias de movimento para iniciação esportiva na ginástica artística, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Saltar.
2. Rolar.
3. Equilibrar-se.
4. Vaulting.
5. Escalar e suspender-se.

(  ) Termo associado, tradicionalmente, ao equipamento de salto. Na concepção de ginástica, significa a forma de movimentar- se de um ponto ao outro suportando o peso do corpo sobre as mãos.

(  ) Suportar o peso do corpo nessas situações envolve a capacidade de preensão das mãos e de suportar o peso do próprio corpo em situação estática nas etapas iniciais e dinâmicas após algum tempo de prática.

(  ) Movimentos que envolvem rotação nos eixos horizontal, longitudinal e transversal e suas combinações.

(  ) Movimentos que envolvem o uso das pernas e a habilidade de controlar o corpo no ar; as aterrissagens fazem parte dessa categoria.

(  ) Atividades de equilíbrio estático e dinâmico.

A sequência está correta em

De acordo com o debate acerca da história da educação física e esportes, a ginástica destaca-se como uma das práticas corporais mais antigas, entendida, atualmente, como um vasto processo de sistematização técnica e científica de movimentos. Sabemos que, a partir do século XIX, o surgimento do movimento ginástico europeu possibilitou o estudo e aperfeiçoamento de saltos, corridas, volteios, giros, flexões, rolamentos e outros movimentos que são executados com ou sem o auxílio de aparelhos. Mas, somente a partir do século XX, é que ginástica passa a ser relacionada a uma prática de esportivização, que perdura até os tempos contemporâneos.

Considerando as cinco grandes categorias da ginástica na sociedade contemporânea nos últimos trinta anos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Ginásticas de consciência corporal.
2. Ginásticas fisioterapêuticas.
3. Ginásticas de performance competitiva.
4. Ginásticas de demonstração.
5. Ginásticas de condicionamento físico.

(  ) Reeducação postural global; pilates; cinesioterapia; isostrechting.
(  ) Antiginástica; eutonia; bioenergética; tai chi chuan; Feldenkrais.
(  ) Ginástica artística; ginástica rítmica desportiva; ginástica aeróbica; trampolim acrobático; mini-tramp; tumbling.
(  ) Ginástica muscular localizada; hidroginástica; step; aero boxe.
(  ) Ginástica geral.

A sequência está correta em

No ambiente escolar, são trabalhados os aspectos lúdicos da dança, valorizando o potencial expressivo da gestualidade no qual é considerada a comunicação das emoções, sentimentos e ideais por meio da linguagem corporal. As ações pedagógicasdevem considerar o universo cultural dos grupos que chegam à escola, para que sejam criadas condições para a elaboração de outras significações das danças conhecidas e desconhecidas, para uma ampliação e socialização dos saberes.

De acordo com a discussão proposta para o currículo da educação física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(    ) O professor deve mostrar a articulação das danças cultivadas na comunidade com aquelas pertencentes aos grupos mais afastados, sem hierarquizá-las, embora mostrando o que as distingue, deixando claro que o importante é que todos se reconheçam enquanto sujeitos históricos.

(    ) O professor deve fazer uma seleção atenta sobre as danças, seguida de leitura, aprofundamento e ampliação dos saberes culturais; permitindo, assim, o reconhecimento da heterogeneidade social e valorização da diversidade da cultura corporal.

(    ) O professor deve considerar que, durante a vida escolar, diferentes danças sejam tematizadas, enfatizando a infinidades existentes. Uma vez que se pretende valorizar a hierarquia e a padronização por meio do reconhecimento e estudo do patrimônio cultural, convém eleger as práticas corporais a partir de uma análise classista.

(    ) O professor dever trabalhar com atividades pedagógicas que proporcionem situações nas quais seja possível reconhecer as danças pertencentes ao patrimônio cultural das crianças, ensinando, assim, que estas saibam qualificar quais as danças são mais eficientes que as outras

A sequência está correta em

Os esportes são classificados em sete modalidades: esportes de marca, esportes técnico-combinatórios, esportes de precisão, esportes de combate, esportes de campo e taco, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.

Considerando os tipos de esporte e os exemplos de cada área, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Esporte de invasão.
2. Esporte de precisão.
3. Esporte de marca.
4. Esporte técnico-combinatório.

(   ) Surfe, skate e ciclismo freestyle.
(   ) Futsal, rugby e frisbee.
(   ) Boliche, bocha e curling.
(   ) Atletismo, crossfit e remo.

A sequência está correta em

A chamada “Teoria Crítica do Esporte” foi engendrada na Europa a partir da década de 1960 e guardou estreita relação com o contexto da Guerra Fria e os usos que as superpotências mundiais fizeram do fenômeno esportivo.

São considerados argumentos característicos da Teoria Crítica do Esporte, EXCETO:

“O trato das práticas corporais de aventura na educação física escolar deve explorar expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de __________________ que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Essas práticas podem ser classificadas com base no __________________ de que necessitam para ser realizadas. As práticas de ____________________ se caracterizam por explorar a paisagem construída na geração da vertigem e do risco controlado, enquanto a prática de ______________________ explora as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante para produzir essas mesmas condições.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282