Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, tendo em conta os três eixos (produzir, apreciar e contextualizar) como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:

I. Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores.

II. Conteúdos que valorizem as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira.

III. Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento.

Está correto o que se afirma em:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação em arte:

“Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período. Contribuíram para essas influências os estudos de psicologia cognitiva, psicanálise, gestalt, bem como os movimentos filosóficos que embasaram os princípios da __________________". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte, p. 24).

Qual é o nome do movimento de renovação do ensino que o texto se refere?

Os conteúdos de Arte estão organizados de maneira que possam ser trabalhados ao longo do ensino fundamental e seguem os critérios para seleção e ordenação propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte. A apresentação dos conteúdos gerais tem por finalidade encaminhar os conteúdos específicos das linguagens artísticas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, que serão definidos nos ciclos correspondentes. Assim, os conteúdos gerais do ensino de Arte são:

I. A arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.

II. Produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões.

III. A arte como expressão tecnicista.

Está incorreto o que se afirma em:

“[...] (400 a. C. – 100 d. C.) A primeira fase, no século IV a. C., está ainda ligada a grandes nomes de mestres da escultura grega: Polyklet, Praxíteles, Lysipp. Entram formas mais elaboradas e suaves, por exemplo na representação do corpo feminino. Entra também um estudo até mais teórico das proporções do corpo humano, estabelecendo um “Kanon"". (BARDI, Pietro Maria. Pequena História da Arte, 29).

O autor refere-se a?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282