“Em música, a partir dos anos ___, dominou o __________________, que teve à frente o compositor _____________. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escolanovista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
“Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura em formação. A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
De acordo com o documento, as aulas de artes visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências sobre:
I. O cuidado no uso de materiais e técnicas de artes visuais, preservando sua saúde, valorizando o meio ambiente e o espaço de convívio direto com as outras pessoas.
II. Sua autoimagem a ser continuamente reinterpretada e reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias.
III. Sua inserção no universo da arte, valorizando e respeitando a produção de artistas homens e mulheres, jovens e idosos das diversas culturas.
Das alternativas acima, quais estão corretas?