No que concerne ao curso noturno, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que merecem atenção especial e um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Nesse sentido, as opções abaixo trazem algumas questões sobre o papel social da educação física, exceto:
“Para este modelo, a Educação Física não tem um conteúdo próprio, mas é um conjunto de meios para a reabilitação, readaptação e integração, substituindo o conteúdo que até então era predominantemente esportivo, o qual valorizava a aquisição do esquema motor, lateralidade, consciência corporal e coordenação viso-motora [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais). A abordagem que defende a ideia apresentada é:
“Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista, surgem novas abordagens na Educação Física escolar a partir do final da década de ____, inspiradas no momento histórico e social pelo qual passou o país, nas novas tendências da educação de uma maneira geral, além de questões específicas da própria Educação Física." (Parâmetros Curriculares Nacionais). A qual década o texto se refere?
Vários estudos têm incorporado causas não-biológicas para a interpretação do processo saúde-doença. O reconhecimento de que os fatores de risco individuais não conseguem ser suficientes à explicação da morbidade e mortalidade nas sociedades, fazem avançar o conhecimento da saúde coletiva. Num destes estudos, _______ (1998) procurou examinar as desigualdades na incidência de doenças isquêmicas do coração, na Austrália entre 1969 e 1994 [...]." (PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas. Revista Paulista de Educação Física, v. 14, n.1, p. 97-106, 2000). Marque a opção que corresponde ao nome do(a) autor(a) que falta à lacuna:
Assinale a alternativa que não faz parte dos conteúdos do primeiro bimestre da 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental, em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a coeducação (meninos e meninas na mesma turma) era uma proposta dos escolanovistas desde a década de:
O Currículo do Estado de São Paulo defende que a Educação Física escolar deve trabalhar com grandes eixos de conteúdos que foram especificados nas opções abaixo, exceto:
A abordagem que defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é:
Não faz parte dos temas transversais, abordados pela educação física e especificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais: