Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue:
O trecho “Desparafusa (...) sua cabeça” (ℓ. 14 a 21) detalha a “linha de produção repetitiva” (ℓ.13) mantida por Adílson no trabalho com o e-lixo
Com relação às ideias do texto, julgue:
O texto apresenta o trecho “pessoas que cultivam laços familiares e sociais são mais estáveis, seguras e resilientes no trabalho” (ℓ. 14 e 15) como possível argumento para a defesa da utilidade do piquenique com os filhos e da cerveja com os amigos
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
O segmento “Se aceitamos que, de segunda a sexta-feira, os dias são úteis” (ℓ. 1 e 2) expressa uma hipótese real, ou seja, expressa um fato existente
Com relação às ideias do texto, julgue:
Na linha 16, o autor emprega o termo “suscetibilidade” para questionar a desigualdade de gênero enfrentada pelas mulheres como motivo que justificasse a reação da senhora na ópera
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
A oração “não viu a condenação do conde brutal” (ℓ.15) exprime o motivo, a causa por que a senhora furiosa revoltou-se antes do tempo.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue:
A supressão da vírgula empregada logo após o vocábulo “estreito” (ℓ.9) alteraria os sentidos originais do texto, mas manteria sua correção gramatical.
Com relação às ideias do texto, julgue:
Ao afirmar que são inúteis as atividades apresentadas no trecho “ir ao cinema (...) vendo séries” (ℓ. 3 a 6), o autor do texto sugere que elas não devem ser realizadas de segunda a sexta-feira
Com relação às ideias do texto, julgue:
O autor afirma explicitamente no texto ser contrário à lógica segundo a qual experiências culturais e relações afetivas somente são úteis quando resultam em contrapartida laboral
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
Com a afirmação de que “cada um de nós tem seu aramezinho de fechar pão” (ℓ.36), o texto sugere que tanto o autor quanto os leitores têm atividades profissionais que, quando avaliadas objetivamente e com cuidado, mostram-se totalmente desnecessárias ao mundo.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
No período em que aparece, o termo “nuclear” (ℓ.11) tem o mesmo sentido de central
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue:
Sem prejuízo para os sentidos e para a correção gramatical do texto, a forma verbal “alcançam” (ℓ.6) poderia ser substituída por chegam à
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue:
Infere-se do emprego do termo “consequente” (ℓ.32) que a existência de projetos dedicados ao aproveitamento da sucata eletrônica no Brasil depende de informações quantitativas a respeito desse material.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados caso a expressão “cada um de nós” (ℓ.36) fosse substituída por todos nós.
Com relação às ideias do texto, julgue:
Infere-se do texto que a indignação manifestada solitariamente é menos nociva que a manifestada
publicamente.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto, julgue:
O deslocamento do termo “furiosa” (ℓ.8) para imediatamente após a forma verbal “levantou-se” (ℓ.9) manteria a coerência do texto.