Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.
O uso de vocativo e de pontuação expressiva constitui recurso textual que colabora para atribuir ao texto tom característico da oratória, próprio da poesia condoreira.
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
A afirmação “o menino é pai do homem" (l.5) é corroborada pelo narrador, que se mostra consciente dos fatos que marcaram sua trajetória existencial.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O propósito central do texto é convencer os leitores a se vacinarem contra a febre amarela.
No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.
O trecho “Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas" (R. 12 e 13) expressa um fato constatado pelo narrador quando descalçou suas botas.
A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.
Tanto em “recebeu Camilo este bilhete de Vilela" (R. 1 e 2) quanto em “tirou um cacho destas" (R.7), os pronomes demonstrativos foram empregados para retomar termos antecedentes.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
Depreende-se do texto que bens materiais em nada dignificam o homem, podendo somente a razão pode fazê-lo.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.
Feito o devido ajuste de letra maiúscula para minúscula em “E" (R.4), o sentido do texto e sua correção gramatical seriam preservados caso o ponto final empregado logo após “expediente" (R.4) fosse substituído por vírgula.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3BBB, julgue o seguinte item.
O sentido do trecho “Me lembre a Dolores" (R.9) seria alterado caso ele fosse reescrito como Me lembre da Dolores.
No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.
Na linha 19, a contração “pelas" poderia ser substituída por com as, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Conclui-se do emprego do advérbio “Também" (R.11) que as duas modalidades de vacinação, além de serem aplicadas simultaneamente, valem para a vida toda.
No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.
Dados os sentidos do texto, subentende-se que o agente da forma verbal “Mortifica" (R.7) é “botas" (R.5).
Com referência às ideias do texto precedente, julgue o próximo item.
Trata-se de um texto publicado no jornal para o qual o próprio autor escreve, havendo indícios de que ele apresentará a tal texto uma crítica.
No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.
A expressão “Alguma surpresa?" (R.15) é uma pergunta retórica acerca do fato de a leitura ser a quinta opção de entretenimento no Brasil e a televisão, a primeira.
Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.
Infere-se do texto que Seu Borjalino, além da vírgula e da crase, conhecia bem o léxico da língua portuguesa.
Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.
Depreende-se do texto que, apesar de exímio conhecedor da gramática da língua portuguesa, Seu Borjalino não relacionava adequadamente, em sua redação, estilo de linguagem e gênero textual.