Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Se, após “animal" (.11), o ponto final fosse substituído por ponto de interrogação, tanto a correção gramatical quanto os sentidos do texto seriam preservados, pois a pergunta resultante da substituição teria efeito apenas retórico.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.
Infere-se do texto que, na evolução espiritual do ser humano, o processo de autoconhecimento provém da consciência das impressões alheias sobre o indivíduo.
Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.
Na linha 15, a forma verbal “opera" foi empregada com o sentido de produz.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.
Seria preservada a correção gramatical do texto se, no trecho “composta minimamente de um radar" (. 13 e 14), fosse empregada a preposição por, em vez da preposição “de".
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
É correto estabelecer a referência do pronome “que" (.9) tanto com “voz do interlocutor" (.8) quanto com “outras coisas" (.9).
Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.
De acordo com os sentidos do texto, “a noção da causa interior" (.12) refere-se à expressão “a consciência do nosso valor em si" (. 8 e 9).
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.
A forma verbal “haja" (.4) poderia ser flexionada no plural — hajam —, preservando-se a correção gramatical e os sentidos do texto.
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Caso seja suprimido o pronome “lhes" (.2), a correção gramatical do texto será mantida, embora o trecho se torne menos enfático.
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Caso o advérbio “heroicamente" (.7) fosse deslocado para logo após “contrabalançado" (.6), haveria alteração de sentido do texto, embora fosse preservada sua correção gramatical.
Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “que ele poderia ter-me absolvido" (. 24 e 25) poderia ser assim reescrito: que ele poderia ter absolvido-me.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.
Infere-se do texto que os elementos que compõem estruturas de VTS citados no período “Uma estrutura de VTS (...) e apresentação de dados" (. 13 a 19) fazem parte das recomendações da International Association of Maritime Aids to Navigation and Lighthouse Authorities.
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
O trecho “Que fosse amolar os anjos lá no Céu!" (.22) expressa o que o padre havia dito no momento em que Juca morreu.
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Na linha 5, caso a forma verbal “era" fosse substituída por seria, a respectiva afirmação sobre o comportamento de Juca seria mais categórica que a que se verifica no texto.
Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Em “reanimando-a" (.18), o pronome “a" refere-se a “Dúvida" (.17).
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.
O primeiro parágrafo do texto apresenta uma definição.